TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Redação Nota 1000

Por:   •  17/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

Desde o Iluminismo a sociedade estrutura-se através de uma preocupação recíproca com seus indivíduos na busca pela superação de diversos problemas existentes. No Brasil, entretanto, o cenário desafiador representa uma grande preocupação, uma vez que educaçao financeira é um grave problema a ser enfrentado pela sociedade. Desse modo, não só a má influencia mediatica , como também o consumismo solidificam tal contexto.

      A princípio, é interessante pontuar que a midia  como uma das causas do problema no país. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertida em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na consolidação do problema levando aquerer o novo gerando um gasto desnecessario .

       Outro ponto relevante, nessa temática, é o consumismo . Nesse sentido, o conceito de “sociedade de consumo” se torna bastante útil, pois é um termo utilizado para designar a socieda-de que se caracteriza pelo consumo massivo, uma causa latentena questão da educação financeira. Platão contribui para a discussão ao definir que o amor  era o desejo por aquilo que não se tem.Nesse sentido, percebe-se uma analogia entre o amor platônico e o consumo, gerando, então o consumismo, que tanto prejudicao problema da finacias , dificultando sua resolução.

     Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução do problema. Como solução, é preciso que ONG’s especializadas no assunto, em parceria com o governo federal, elaborem ccampanhas  sobre educacao financeira e maneiras de investir . Tais cartilhas devem ser disponibilizadas nas redes sociais e distribuídas nos grandes centros urbanos, utilizando papel reciclável para impressão. O objetivo deve ser abordar o impacto do consumismo à consolidação do problema e sugerir métodos alternativos de consumo, que não intensifiquem a questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (20.9 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com