TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sucessão Ecológica

Por:   •  14/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Sucessão ecológica

Imagine agora uma situação em que, após uma erupção vulcânica submarina, uma ilha se forme no meio do mar. Essa ilha recém-formada não possui seres vivos, mas é bem provável que, em alguns anos, já exista uma comunidade biológica bem estabelecida nela. Esse estabelecimento de comunidades e a substituição das mesmas por outras de maior complexidade é o que chamamos de sucessão ecológica.

Em um ambiente completamente desabitado, as condições abióticas impedem que muitas espécies se estabeleçam e é nesse contexto que aparecem as chamadas espécies pioneiras. Os líquens são organismos com grande potencial para colonizar novos ambientes e dar início a sucessões ecológicas. Eles conseguem se estabelecer nas rochas nuas e, através da liberação do ácido liquênico, ajudam a criar fendas nessas rochas, onde há acúmulo de matéria orgânica e água. Com o tempo, começa a se formar um solo que propicia o desenvolvimento de plantas como as briófitas, que por sua vez atraem animais e assim vai havendo uma substituição dos seres que compõem essa comunidade.

A sucessão vai gerar comunidades que dependem das condições climáticas locais. Por exemplo, em regiões de clima úmido e quente, é provável que uma floresta se forme. Quando uma comunidade atinge o auge de seu desenvolvimento, dizemos que ela é uma comunidade clímax. Numa comunidade clímax é normal que a relação entre produtividade e respiração seja menor do que em uma comunidade jovem. Quando uma comunidade surge num local totalmente desabitado, dizemos que se trata de uma sucessão primária. É o caso da ilha vulcânica recém-formada. Se uma comunidade sofre algum tipo de perturbação, como uma queimada, um desmatamento (natural ou provocado pelo ser humano), uma inundação ou qualquer outro processo que altere significativamente sua composição, isso desencadeia uma sucessão secundária. Esse tipo de sucessão será, normalmente, mais rápido do que

a sucessão primária, já que o ambiente já oferece algumas condições para

o estabelecimento dos organismos formadores da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com