TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

École des Hautes Études Commerciales, Montreal, Canadá

Por:   •  15/6/2015  •  Artigo  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA-[pic 1]

       CAMPUS RIO PARANAÍBA

Artigo: “O Trabalho e Seus Sentidos”

Estelle Morin

École des Hautes Études Commerciales, Montreal, Canadá

Maria José Tonelli

Ana Luisa Vieira Pliopas

Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil

Objetivo da pesquisa abordada neste artigo: apresentar dados qualitativos sobre os sentidos atribuídos ao trabalho pelos jovens executivos brasileiros.

Amostra: 15 alunos do curso de especialização em Administração, sendo 11 homens e 4 mulheres.

Procedimentos de coleta: por meio de entrevistas semi-estruturadas, consistindo-se de doze perguntas. A pergunta central para os objetivos deste trabalho foi: “Para você, um trabalho que faz sentido é...”, de modo que o entrevistado pudesse, livremente, completar a frase com suas idéias.

-Para atender a padrões éticos de pesquisas, as entrevistas foram gravadas com o consentimento dos participantes para que não houvesse distorções dos dados coletados e, posteriormente, essas entrevistas eram transcritas.

        A análise do material de pesquisa resultou na seguinte classificação: o trabalho e seus sentidos para o próprio indivíduo, para a organização e para a sociedade.

-Pode-se notar que os resultados dessa pesquisa foram bem próximos dos resultados das pesquisas utilizadas como referências. Em todas, observa-se que o trabalho é essencial na vida das pessoas e permite a sobrevivência. Além disso, os dados indicam que valores como variedade na natureza das tarefas, aprendizagem, autonomia, reconhecimento e segurança também são fundamentais para que o trabalho tenha sentido.

        -Apesar da amostra dessa pesquisa ser bem homogênea, conclui-se que os estudos sobre este tema devem ser aperfeiçoados, pois, há várias dimensões que não foram levadas em conta as quais influenciam nos resultados, como gênero, idade, região geográfica, cargo ou função exercido na empresa e condição social, e que deveriam ser observadas em outras pesquisas qualitativas, principalmente em termos de Brasil, onde as desigualdades sociais são tão marcantes.

Equipe: Adalton Sousa – 463

              Emilia Vargas – 238

              Fabrícia Silveira – 438

              Henrique Souza – 439

              Letícia Freitas - 440                      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com