TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS

Por:   •  23/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

RAYNE FERNANDES DE MELO

PROF: ESMERALDA CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DISCIPLINA: ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS

QUESTÕES

  1. Alguns zoólogos consideram os animais do Filo Porífera (esponjas) em uma posição entre um par unicelular e multicelular. Comente.
  2. Descreva e esquematize a estrutura corporal dos poríferos.
  3. O sistema aquífero ou de canais de esponjas é uma questão única desse grupo e, como foi dito, é um dos grandes responsáveis pelo sucesso do filo. Ele pode sofrer graus variáveis de modificação tornando-se mais complexo e definindo três tipos básicos de estruturas dos sistemas de canais. Discuta os 3 sistemas.
  4. Devido ao fato das esponjas apresentarem um nível de organização ainda celular, com grande independência das células, a descrição dos seus tipos celulares é imprescindível para o entendimento do funcionamento destes organismos. A princípio poucos tipos celulares eram descritos. Posteriormente estudos histoquímicos e outras técnicas revelaram uma quantidade maior de tipos celulares. Cite os tipos presentes em um porífero e suas funções.
  5. Discuta sobre as estruturas esqueléticas das esponjas.
  6. Comente sobre Bauplan básicos geral dos Cnidários e depois das formas polipoide e medusoide.
  7. Descreva e esquematize a parede do corpo de um cnidário diferenciando a forma polipoide e medusoide.
  8. Comente sobre as funções das Cnidas, estruturas exclusivas dos cnidários.
  9. Compare a circulação, trocas gasosas, excreção e osmorregulação dos filos Poríferos e Cnidários.
  10. Discuta sobre a reprodução e desenvolvimento dos Cnidários.

RESPOSTAS

1-Embora esponjas sejam animais multicelulares de tamanho grande, funcionam basicamente de forma semelhante a organismos com um grau de complexibilidade unicelular.

2- Variedades de formas corporais e anatomia desses organismos. Poríferos são animais sésseis, filtradores e multicelulares que se utilizam de células flageladas chamadas de coanócitos para circular água por um sistema de canais exclusivo do grupo. As esponjas são animais sem simetria ou com simetria radiadadiploblásticosacelomados e sem cavidade digestiva.

3- Os coanócitos se encontram apenas no revestimento interno do átrio. Esse tipo de esponja é chamada asconóide (ou áscon), e é o que faz a água circular mais lentamente. Os canais formados pelas dobras da parede do átrio são os canais radiais, e esse tipo estrutural de esponjas é conhecido como siconóide (ou sicon). O mais alto grau de complexidade e de dobramento do revestimento interno das esponjas é verificado no tipo leuconóide (ou leucon). 

4- Células epiteliais ou mioepiteliais lisas e estriadas. Células glandulares. Células nervosas. Células instersticiais. Células reprodutivas /germinativas. Cnidários.

5- A parede do corpo das esponjas é constituída por diversos tipos de células, sustentadas por elementos esqueléticos. São elas: - Pinacócitos, células achatadas que revestem a parte externa das esponjas como uma espécie de epiderme.
Coanócitos, células flageladas, dotadas de uma expansão membranosa em forma de colarinho, que revestem o átrio das esponjas. É o movimento dos flagelos dos coanócitos que cria a corrente líquida que circula através do corpo das esponjas, trazendo partículas nutritivas e oxigênio.
Amebócitos, células livres, presentes na substância gelatinosa localizada entre as camadas de pinacócitos e coanócitos. Os amebócitos originam todos os tipos de célula das esponjas, sendo responsáveis por seu crescimento e capacidade de regeneração.
- Porócitos, células dotadas de um poro central que as atravessa de lado a lado. Localizam-se, de espaços em espaços, na parede do corpo das esponjas, e é através delas que a água penetra no átrio.

5- Fibras proteicas – formadas por uma proteína córnea designada espongina, uma substância insolúvel e resistente á digestão por enzimas proteolíticas. A espongina dispõe-se irregularmente no mesênquima; Espículas minerais– estes elementos podem ser compostos por dois tipos de minerais: Carbonato de cálcio– espículas formadas por CaCO3, podem apresentar formas variadas, desde simples eixos rectos a formas complexas e ramificadas; Sílica– espículas formadas principalmente por H2Si3O7, são geralmente complexas e podem fundir-se, originando uma estrutura relativamente sólida nas chamadas esponjas-de-vidro. 

6- Morfologicamente, os cnidários são classificados como pólipos e medusas. Os pólipos são cilíndricos enquanto que as medusas possuem uma forma circular convexa, semelhante a um guarda-chuva. Ambas as formas possuem tentáculos. De maneira geral, os pólipos são animais sésseis, mas algumas formas especiais, como as hidras, podem se movimentar dando cambalhotas. As medusas se locomovem expelindo jatos de água através de contrações do próprio corpo. Alguns cnidários alternam formas de pólipo e medusa durante o seu ciclo de vida. Os cnidócitos são células especializadas presentes nos cnidários. Elas são encontradas na epiderme destes animais e contém uma substância tóxica que pode queimar, paralisar e até mesmo matar outros animais. Cada cnidócito possui uma cápsula interna conhecida como nematocisto, onde a substância tóxica fica armazenada. Quando um cnidócito é estimulado ele faz com que o nematocisto exponha um filamento contendo a toxina. Os cnidócitos e os seus nematocistos exercem a função de defesa do animal contra uma possível agressão externa e para ajudar estes na captura das presas. O sistema nervoso é do tipo difuso, isto é, não existe um cérebro ou gânglio nervoso, apenas células nervosas (neurônios). Eles apresentam reprodução assexuada e sexuada. Os cnidários são divididos em três classes principais: hydrozoas, scyphozoas e anthozoas. Nos hydrozoas a forma predominante é o pólipo e os exemplos de animais pertecentes a esta classe são a hidra, a caravela-portuguesa e a Obelia. Nos scyphozoas a fase principal é a medusa e as águas-vivas (Aurelia) são as principais representantes deste grupo. Nos anthozoas só existe a forma de pólipo e os corais e as anêmonas são os seus representantes. Morfologia básica: pólipo ou medusa. Tipo de simetria: Radial. Quantidade de tecidos embrionários: diblásticos. Presença de celoma: Acelomado (ausência de cavidade interna revestida por mesoderme). Sistema digestório: Incompleto. Sistema respiratório: Ausente. Sistema circulatório: Ausente. Sistema excretor: Ausente. Sistema Nervoso: difuso. Tipos de reprodução: Assexuada e sexuada com estágio larval e metagênese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (152.6 Kb)   docx (76.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com