TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Zoologia

Trabalho Escolar: Relatorio De Zoologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  4.334 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS l

Ariquemes/RO

2012

Introdução

A zoologia é uma ciência que engloba todos os aspectos da biologia animal, inclusive a relação animal x ambiente. Sendo um campo amplo de pesquisa possibilitando o estudo de seres unicelulares e multicelulares, como protozoários, poríferos e nematóides.

Os protozoários pertencem ao reino Protistas do qual também fazem parte às algas. As algas são protistas autótrofos, enquanto protozoários são heterótrofos. Este grupo é formado por 45 mil espécies. A maioria das espécies habita ambientes aquáticos de agua doce ou salgada, mas algumas são encontradas também em ambientes terrestres úmidos.

Nesse trabalho foram estudadas algumas espécies tais como:

 Paramecium;

 Algas;

 Esponjas.

O Paramecium é um protozoário do filo Ciliophora, ou Ciliata, que apresentam estruturas locomotoras filamentosas mais curtas e mais numerosas que os flagelos, denominadas cílios.

Dentre a fauna marinha bentônica estão as esponjas, organismos filtradores, de coloração muito variada indo desde o branco ate o vermelho purpura, passando pelo esverdeado e o azulado. Seu aspecto externo pode ser o mais variado possível, desde formas esféricas ate aquelas que emitem prolongamentos produzindo um aspecto arborescente ou digitiforme.

Os poríferos são encontrados desde pequenas profundidades onde ocorre uma imensa penetração de luz e a temperatura é elevada, ate cavernas escuras e geladas das profundezas marinhas, os poríferos podem ser tanto dulcícolas ou de águas salgadas.

As algas marinhas vistas em questão nesse trabalho, particularmente predominaram as do filo Chlorophyta, pertencente ao reino plantae.

RELATÓRIO

No dia 24/08/2012, fomos para a aula de laboratório, onde o objetivo era a visualização dos Paramecium, onde obtivemos um roteiro descrito por nossa professora Elaine Carvalho. Segue abaixo os passos para a visualização do mesmo.

Materiais e Equipamentos

Microscópio óptico, lamina, lamínula, papel filtro, papel toalha, recipiente de vidro e conta gotas.

Químicos

Azul de metileno e lugol

Biológicos

Amostra de agua, alface e leite em pó.

Procedimentos

1. Colete uma amostra de agua não tratada (rios, riachos, lagos ou outra). Coloque essa amostra em um recipiente de vidro, acrescente alguns pedaços rasgados de folha de alface e uma pitada de leite em pó. Deixe a cultura em descanso de cinco a sete dias.

2. Prepare uma lamina temporária da cultura em descanso, com conta gotas retire uma amostra de agua e pingue uma gota na lamina. Em seguida, coloque uma lamínula sobre a mesma. Retire o excesso de agua com papel toalha. Leve a lamina ao microscópio óptico e observe o material nas objetivas de 10 e 40x. Observe os protozoários vivos e descreva-os quanto á forma, tamanho, cílios e movimento.

3. Prepare uma lamina temporária da mesma cultura, fixada e corada com azul de metileno (corante para o núcleo).

4. Prepare uma lamina temporária da mesma cultura, fixada e corada com lugol. Procure um protozoário que mostre bem placas esqueléticas e desenhe-o.

Resultados Obtidos

Foram feitos todos os procedimentos acima e nos reunimo-nos no laboratório do campus com a Professora, para tentativa de observação de protozoários do tipo Paramecium, após coletar o material da região próxima da alface, e ao analisar no microscópio em lente ocular 16x e objetiva 10x, não pude visualizar nenhum tipo de material vivo. Consegui analisar apenas matéria orgânica de alga. A professora nos auxiliou com a ajuda do microscópio, mas não foi feita a visualização do Paramecium. Tive que visualizar em outro material para observar os Paramecium. Esse que tinha uma forma oval e transparente de pouca e difícil visualização, após observar outra lâmina onde foi possível observar outros protozoários em formato de bastão, dentre eles um grande e alguns pequenos.

Ao procurar outro material para observar, surgiu uma espécie, cujo não soube identificá-la, pois parecia se tratar de uma alga dinoflagelada, que possuía uma divisão ao meio, porem a professora preferiu não afirmar a espécie observada. Com o azul de metileno só pode ser observado as clorófitas unicelulares, já as filamentosas foi observado apenas com a solução de soro.

Relatório aula prática de campo dia 16/09/2012

Aos dias dezesseis de Setembro de 2012 fomos para o nosso local de pesquisa, que foi o Rio Quatro Cachoeira, localizado na linha 03 de Ariquemes. Escolhemos o horário de manha devido o sol quente e o transporte de alguns alunos que residiam em outras cidades, o chegarmos ao local foram divididos os grupos e distribuídos os matérias de pesquisa, tais como: luvas descartáveis, sacos plásticos e potes para o armazenamento do material coletado.

Após a coleta teve uma pausa para o lanche, e a degustação do “kremilk”, fomos para uma apresentação de um sitio arqueológico, já que a área onde fomos fazer a coleta tratava-se de um local de inundação pela construção de uma usina hidrelétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com