TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zoologia dos Invertebrados II

Por:   •  24/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.825 Palavras (8 Páginas)  •  3.391 Visualizações

Página 1 de 8

                                          MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

            SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

                       INSTITUTO FEDERAL GOIANO-CAMPUS CERES

           

                          CURSO: Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

                   

                              DISCIPLINA: Zoologia dos Invertebrados II

             

                                    PROFESSOR: Suelino S. da Silva

                 

                            ACADÊMICO: Denise do Prado Martins Toledo

                           Estudo dirigido sobre filo artrópode-Classe Insecta

1)- Quais são as características mais importantes dos artrópodes que os coloca como os mais bem adaptados seres terrestres? A final apresente uma discussão própria sobre o assunto.

Os artrópodes possuem boa adaptação devido às vantagens que possuem em competições com outras espécies, alta capacidade reprodutora, eficiência na execução de suas funções, resistência a substâncias tóxicas e uma perfeita organização social. Animais que possuem essas características conseguem se adaptar facilmente em diversos locais não sofrendo com mudanças ou situações adversas que possam ocorrer.

2)-Apresente os nomes dos subfilos dos artrópodes apresentando alguns nomes de cada grupo.

Crustáceos (camarão, lagosta, siri), aracnídeos (aranhas, escorpiões), quilópodes (lacraia, centopéia), diplópodes (piolho de cobra) e insetos (formiga, barata, mosquito).

3)-Discuta sucintamente sobre a contribuição da cutícula no sucesso dos artrópodes e dê o nome de outros fatores que contribuíram para esse sucesso.

Os artrópodes possuem um exoesqueleto que é a cutícula que possui alta capacidade de proteção sem sacrificar a mobilidade do animal. Sendo um revestimento externo secretado pela epiderme subjacente. É leve e flexível, mas também provê proteção, particularmente contra a desidratação. A cutícula pode ser macia e permeável ou pode formar uma verdadeira armadura. Entre os segmentos do corpo e os segmentos dos apêndices ela é fina e flexível, criando articulações móveis e permitindo liberdade de movimentos. Também pode revestir a parte anterior e a posterior do trato digestivo, revestir e dar suporte à traquéia e estar adaptada para servir como peças bucais mastigatórias, órgãos sensoriais, órgãos copuladores e como ornamentação, além de restringir o crescimento do animal. Outro fator muito importante para o sucesso dos artrópodes é o processo ecdise ou muda, que consiste na troca do revestimento externo do corpo do animal em intervalos de tempo, produzindo uma estrutura nova e maior, processo que se repete várias vezes até que se atinja a fase adulta.

4)-Por muitas vezes, quando se fala em insetos, só se destaca sobre seus aspectos negativos, caracterizando-os como pragas e vetores de doença. Desenvolva um texto que destaque sobre a importância ecológica dos insetos.

Embora os artrópodes exerçam competição por alimento com os seres humanos e transmitam doenças sérias são essenciais para a polinização de muitas dos vegetais utilizados na alimentação humana e também servem de alimento, produzem drogas e tinturas e produtos tais como a seda, o mel e a cera de abelha. São organismos presentes em todas as regiões da terra, em todos os tipos de ambiente, desde as profundezas oceânicas até altitudes bastante elevadas.Diferentes espécies estão adaptadas para a vida no ar, sobre a terra, em água doce, salobra ou marinha, sobre ou dentro dos corpos das plantas e outros animais.Existindo espécies vivendo em lugares que nenhuma outra espécie consegue sobreviver. São animais usualmente ativos, com muita energia, usam todas as formas de alimentação e não possuem rivais quanto à diversidade da distribuição ecológica. Além da polinização das flores, os insetos são importantes nas cadeias alimentares, pois carecem de sua presença atuando em diferentes níveis tróficos.Pássaros, mamíferos, anfíbios, répteis, peixes e até mesmo invertebrados se alimentam de insetos ou de seus produtos.A própria reciclagem de nutrientes depende, em boa parte, de alguns insetos, que atuam na degradação inicial de restos de animais e vegetais, devolvendo a matéria orgânica e seus nutrientes ao ambiente.Além de alternativas sustentáveis como criação de insetos para consumo humano, sendo muito mais eficiente para o planeta que a pecuária.

5)-Sabemos que os insetos estão na terra a muitos milhões de anos, e se adaptaram muito bem, de acordo com o texto em proposta, discuta sobre suas estratégias de sobrevivência. Cite algumas destas estratégias e discuta sobre as mesmas.

Seu esquema corpóreo é resistente à dessecação, sendo revestido pela cutícula que além de proteger se renova permitindo o crescimento do organismo ate a fase adulta. O vôo que possibilita a dispersão, a fuga e facilita o acesso ao alimento e o desenvolvimento indireto, com metamorfose completa, ou seja, passa por todos os processos de transformação desde a larva quando eclode do ovo até quando atinge a fase adulta.

6)- Esquematizar e discutir sobre as principais características dos insetos, tais como:

a)- forma do corpo

A forma do corpo dos insetos pode ser: subgloboso (pulgão amarelo das orquídeas), subcilíndrico (lepidóptera), baciliforme (bicho-pau), comprimido (pulga) e deprimido (piolho).

b)- a parede do corpo

Os insetos são revestidos internamente pelo exoesqueleto, que é a cutícula constituída de uma camada mais interna e mais grossa, a procutícula, e uma camada mais externa, relativamente fina, a epicutícula. Ambas as camadas são constituídas de quitina consolidada com proteína.

c)- a cabeça e suas partes constituintes

A cabeça dos insetos é constituída por antenas, aparelho bucal, olhos simples ou compostos e sua inserção no tórax pode ser hipognata, prognata ou opistognata.

d)- o tórax

O tórax dos insetos é constituído pelos apêndices locomotores, as asas, e a inserção dele no abdômen pode ser séssil, livre ou pedunculado.

e)- os apêndices locomotores

Os apêndices locomotores dos insetos podem ser: ambulatória, preensora, saltatorial, adesiva, fossorial, nadadora, coletora, raptatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com