TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A aplicação do conhecimento sobre a fisiologia das plantas no presente

Seminário: A aplicação do conhecimento sobre a fisiologia das plantas no presente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  Seminário  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 2

Aplicações dos conhecimentos da fisiologia vegetal na atualidade

O estudo das plantas desperta grande interesse para o homem devido a sua importância nutricional e econômica. As plantas fornecem alimento para os seres humanos e para animais, são fontes de energia, madeira e seus derivados são utilizados como papel e móveis, fibras para produção de tecidos, medicamentos para a prevenção e tratamento de doenças em seres humanos e em animais, bebidas não-alcoólicas como chás, sucos, entre outros e alcoólicas, como vinho, cerveja, pinga, etc. Além disso, as plantas contribuem para o embelezamento físico do ambiente e para manutenção do O2 atmosférico em níveis que permitam a vida do animal no planeta.

A fisiologia vegetal é estudada pelos seres humanos há muito tempo, sendo seu estudo aprimorado constantemente, com o intuito de descobrir melhores utilizações para os vegetais, aumento ou redução de produção, fortalecimento ou enfraquecimento do vegetal, farmacologia, fitoquímica, ecologia, paisagismo, jardinagem entre outras inúmeras funções deste estudo. Além dos conhecimentos teóricos básicos, o estudo da fisiologia vegetal fornece conhecimentos práticos que possibilitam um manejo mais adequado dos indivíduos e das populações vegetais nativas e cultivadas.

A produção do mel é um exemplo onde o estudo da fisiologia vegetal é de grande importância, tendo em vista que as abelhas necessitam do pólen obtido de flores para produzir o mel e através de estudos foi possível descobrir quais tipos de flores são mais adequadas para cada tipo de abelhas e qual o meio mais propício para o desenvolvimento de tais vegetais, aumentando a produção e a qualidade do mel.

Na farmacologia a utilização de vegetais é de grande importância, sendo que sem os vegetais diversos remédios não existiriam. Através de estudos sobre a fisiologia dos vegetais é possível descobrir quais vegetais possuem poder de cura e tratamento à doenças e assim podem ser utilizados e comercializados

É na agricultura que a fisiologia vegetal desempenha função de destaque, pois através do conhecimento, pode-se verificar que a alta produtividade agrícola resulta também da contribuição do conhecimento da fisiologia vegetal no manejo de nutrientes e fertilizantes, nas técnicas de propagação vegetativa, nas técnicas de armazenamento e transporte de sementes, frutos e hortaliças e na utilização de cultivares mais produtivos, com base no estudo de marcadores fisiológicos e bioquímicos. Com essas descobertas as produções aumentaram e as lavouras são cada vez mais produtivas aumentando a disponibilidade de alimentos e fornecendo maior renda para os agricultores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com