TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÕES DOS CONHECIMENTOS DA FISIOLOGIA VEGETAL PELO HOMEM NA ATUALIDADE

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  1.171 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

TATIANE BRAUN – 1128296

APLICAÇÕES DOS CONHECIMENTOS DA FISIOLOGIA VEGETAL PELO HOMEM NA ATUALIDADE

Centro Universitário Claretiano

Ciências Biológicas

Fundamentos e Métodos do Ensino de Biologia Vegetal II

Valeria Maria Melleiro Gimenez

Pólo Vitória – ES

2014

A fisiologia vegetal estuda os fenômenos vitais que acontecem nas plantas. Estes fenômenos podem referir-se ao metabolismo vegetal, ao desenvolvimento vegetal, ao movimento vegetal ou a reprodução vegetal. Ela estuda os processos e funções do vegetal, bem como as respostas das plantas às variações do meio ambiente (solo, clima e outras espécies vegetais e animais). 

As plantas constituem a base do funcionamento dos ecossistemas, iniciando o fluxo de energia nestes e provendo assim os meios para a produção da biomassa e clima necessários para o funcionamento de toda a biosfera terrestre. Sem plantas, portanto, nada pode existir e saber como elas funcionam é absolutamente fundamental para que se possa compreender qualquer fenômeno biológico. Além disso, as tecnologias que dão suporte às necessidades básicas da civilização como alimentos, fármacos, papel e celulose entre outros, são todas baseadas direta ou indiretamente no que se conhece sobre a fisiologia vegetal.

A Fisiologia Vegetal é hoje um dos pilares da ciência moderna, pois fornece conhecimentos que possibilitam um manejo mais adequado dos indivíduos e das populações vegetais cultivadas e nativas. Com o advento da biotecnologia, questões como o uso ou não de plantas transgênicas para produzir alimentos, como usar a biodiversidade vegetal de forma sustentável ou ainda como auxiliar na compreensão e proposta de soluções sobre mudanças climáticas globais, problema sem precedentes na história da humanidade, fazem com que a fisiologia vegetal atual se insira como um dos pontos básicos sem o qual não é possível avançar o conhecimento sobre biologia.

Apesar de a fisiologia vegetal ter aplicações na ecologia, no paisagismo e jardinagem, na farmacologia e na fotoquímica foi na agricultura que ela teve maior impacto. A agricultura está em constante processo de geração de novos conhecimentos, buscando, através da pesquisa, conhecer as causas dos efeitos do uso de diferentes substâncias para a obtenção de maior eficiência na produção agrícola. A alta produtividade da agricultura moderna se deve a uso de fertilizantes, de pesticidas agrícolas, ao uso de técnicas de propagação vegetativa, ao uso de técnicas de armazenamento e de transporte de sementes, de frutos e de hortaliças, que são contribuições desta ciência para o desenvolvimento da agricultura.

Devemos lembrar que a utilização inadequada dessas tecnologias também tem se constituído uma ameaça para a vida de nosso planeta. O combate às pragas da lavoura, indispensável para assegurar a integridade das colheitas, pode acarretar efeitos negativos quando realizado com emprego inadequado de defensivos agrícolas. Entre as piores consequências do uso desses produtos se enumeram a agressão ao meio ambiente, contaminando o solo, a água, levando à morte plantas e animais, à contaminação de alimentos, prejuízos para a saúde de quem os manipula e a imunização progressiva aos agrotóxicos dos seres vivos que se pretende eliminar, o que acaba por exigir o emprego de drogas cada vez mais potentes e em quantidades maiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com