TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A essência de relações ambientais

Pesquisas Acadêmicas: A essência de relações ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.561 Palavras (11 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 11

RELAÇÕES ECOLÓGICAS As relações entre seres vivo de um ecossistema são chamadas de relação ecológicas.

Quando os seres vivos se relacionam e pelo menos um deles é prejudicado, como um sapo se alimenta de um inseto, e chamado a relação de desarmônica.

Quando nenhum dos organismos que se relaciona é prejudicado, a relação é dita harmônica.

As relações harmônicas e desarmônicas são necessárias para os ecossistemas, pois regulam o tamanho das populações, mantendo um equilíbrio dinâmico.

RELAÇÕES HARMÔNICAS

São exemplos dessas relações o mutualismo, a protocooperação, a sociedade e a colônia.

MUTUALISMO

Os liquens são a associação mutualística entre dois organismos: uma alga e um fungo.

Outro exemplo de mutualismo é o que acontece entre cupins e alguns protozoários.

No mutualismo, os dois organismos são beneficiados, e essa relação é considerada de dependência, pois eles não vivem separadamente.

PROTOCOOPERAÇÃO

A protocooperação é parecida com o mutualismo, em nela a associação não e obrigatória e os seres envolvidos podem viver separados, sem ter qualquer tipo de prejuízo.

SOCIEDADE

Nas sociedades, indivíduos da mesma espécie vivem juntos e colaboram para o bem de todos. Uma das principais características das sociedades é que existe uma divisão de trabalho.

As operárias, que são do sexo feminino, procuram alimento, defendem, constroem e consertam o ninho. Os zangões, que são os machos, possuem como única função. Logo após a rainha ser fecundada, eles morrem. A rainha é a fêmea reprodutora.

COLÔNIA

As colônias são associações entre seres da mesma espécie, que vivem unidos fisicamente e se beneficiam do agrupamento, pois, obtêm mais proteção e alimentos.

Algumas relações entre os seres vivos podem, muitas vezes, ser benéficas para uma das espécies envolvidas e não trazer prejuízo para a outra, como o inquilinismo e o comensalismo.

INQUILINISMO

O inquilinismo é uma relação na qual o ser vivo utiliza o outro como moradia. Esse tipo de relação não causa nenhum dano ao organismo que é habitado e também não reterá nenhum alimento.

Em plantas, o inquilinismo recebe o nome de epifitismo. Nessa relação, uma planta usa a outra como suporte, sem causar nenhum dano.

COMENSALISMO

É uma relação em que uma das espécies as beneficia da relação e a outra não é prejudicada. A espécie que se beneficia é chamada comensal. Ele se alimenta dos restos de alimentos da outra espécie.

RELAÇÕES DESARMONICAS

Nas relações desarmônicas entre seres vivos, sempre um deles é prejudicado, ou seja, um ser vivo é beneficiado à custa de outro. São exemplos dessas relações o parasitismo, o predatismo, o canibalismo e a competição.

Os parasitas são seres vivos que sobrevivem usando outros seres vivos, chamados de hospedeiros, como fonte de alimento e moradia.

Os parasitas que vivem na superfície externa do corpo dos hospedeiros são chamados de ectoparasitas (ecto=fora).

Os parasitas que vivem no interior do corpo dos hospedeiros são chamados de endoparasitas (ecto=dentro).

Geralmente, os parasitas causam grandes danos a seus hospedeiros somente após conseguirem se reproduzir e espalhar seus descendentes.

CANIBALISMO

O canibalismo é uma relação que ocorre entre seres vivos da mesma espécie, isto é, quando um indivíduo utiliza o outro como alimento.

PREDATISMO

O predatismo é uma relação na qual uma espécie mata a outra para utiliza-la como alimento. Essa relação é marcante nas cadeias e teias alimentares.

COMPETIÇÃO

A competição pode acontecer entre indivíduos de uma mesma espécie ou entre espécies diferentes quando as populações habitam um mesmo ambiente.

CAMUFLAGEM

Diversos animais ou plantas possuem coloração que os confunde com a do ambiente em que vive, a camuflagem ajuda o animal a se esconder dos predadores.

MIMETISMO

É muito comum, na natureza, a existência de espécies que possuem proteção contra seus inimigos naturais. Entre os mecanismos de defesa, então: sabor desagradável, ferrão venenoso, velocidade, corpo resistente, entre outros.

No mimetismo, as espécies são capazes de imitar outras espécies, geralmente maiores, venenosas ou ameaçadoras.

ORIGEM DO SOLO

Os solos são formados por meio do desgaste natural das rochas, as quais estão sob constante ação do clima e do tempo.

Na maioria dos casos, cada horizonte apresenta uma coe diferenciada, sendo o horizonte apresenta uma cor diferenciada, sendo o horizonte mais externo geralmente o mais escuro, pois apresenta maior quantidade de matéria orgânica.

O solo e formado por água, ar, matéria orgânicas e componentes minerais (argila, areia e, principalmente, silte). A matéria orgânica existente na composição do solo è originado da decomposição do solo é originada da decomposição de restos animais e vegetais; já a parte mineral é composta pelas partículas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com