TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA MODALIDADE EJA E A SUA APLICABILIDADE NO CEJA ANTONIO CASAGRANDE

Trabalho Universitário: ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA MODALIDADE EJA E A SUA APLICABILIDADE NO CEJA ANTONIO CASAGRANDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2012  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  1.873 Visualizações

Página 1 de 2

O ensino de ciências naturais na escola tem importância devido a mesma colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte o universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola, devido seus conceitos e procedimentos poder contribuir para o questionamento do que se vê e ouve, para a ampliação das explicações acerca dos fenômenos da natureza, para a compreensão e valorização dos modos de intervir na natureza e de utilizar seus recursos, para a compreensão dos recursos tecnológicos que realizam essas mediações, para a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

Com isto os cursos que cruzam as teorias aos saberes em constantes mudanças, produzidas pelas Ciências da Educação e outras Ciências, na sua relação com a Educação, com uma outra que releva o reconhecimento das experiências pessoais para a construção de novas formas de intervenção e aprendizagem.

Divergindo, de certo modo, da tradição do ensino que rigidamente separa saberes teóricos de saberes práticos, e assente assim diferentes saberes disciplinares recorrendo exclusivamente a uma avaliação somática, esta licenciatura procura inovar com perspectivas inovadoras, pela concretização de práticas que visam uma maior articulação entre a teoria e a prática estimulando o espírito crítico, a investigação.

Isto devido à biologia ser uma ciência que estuda os seres, a vida e que esta em sucessivas mudanças e também por ter formas praticas de estar se ensinando os conteúdos.

Por isto todo professor ou universitário deve estar pronto para formar propostas claras quando for ensinar e avaliar um aluno para estar possibilitando um planejamento de atividades de ensino para que haja uma aprendizagem de maneira adequada e coerente com os seus objetivos. E a partir dessas determinações que o professor elabora, a programação diária de sua sala, e organiza sua intervenção de maneira a propor uma situação de aprendizagem ajustada e adequada às capacidades cognitivo e sócio econômica de seus alunos e da comunidade escolar as quais devem sempre envolver o interesse dos alunos, responder aos seus questionamentos e as suas dificuldades de aprendizagem e ao mesmo tempo correlacionar os conteúdos ao seu cotidiano.

E devemos nos situar que o ensino de jovens e adultos tem sua importância, porque o mesmo auxilia no cotidiano dos alunos que estão inseridos nesta modalidade de ensino facilita que estes admitam uma melhor compreensão de mundo e reconheçam em si a sua importância como pessoa e cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com