TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do estudo ambiental para a avaliação do grau de adaptação e tolerância de cada ser vivo

Artigo: A importância do estudo ambiental para a avaliação do grau de adaptação e tolerância de cada ser vivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Meio ambiente é o conjunto de elementos favoráveis ou desfavoráveis que cercam determinado ser vivo, como luz, calor ventos, chuvas, condições edáficas (relativas ao solo) e a presença de outros seres vivos.

1 – INTRODUÇÃO

O estudo do meio ambiente é de vital importância para avaliação do grau de adaptação e tolerância de cada ser vivo nas condições ambientais existentes, fornecendo também subsídios para avaliação dos impactos nos ecossistemas através de comparações de seu efeitos sobre as flutuações naturais das populações.

Os fatores ambientais que influenciam o desenvolvimento das diferentes espécies de seres vivos são denominados fatores ecológicos.

Os fatores ecológicos ditos abióticos representam as condições climáticas, edáficas e químicas do meio.

Os fatores bióticos compreendem as interações que ocorrem entre os seres vivos, como as associações biológicas de parasitismo, predação e competição.

Os seres vivos que habitam uma determinada região encontram-se adaptados às condições ambientais do meio, representadas pelos fatores abióticos e bióticos, que regulam o equilíbrio populacional e os limites para o desenvolvimento de um ecossistema.

2 – NICHO ECOLÓGICO

O nicho ecológico diz respeito a maneira de viver de cada organismo,seus hábitos, a forma de obtenção de energia e as interações das quais ele participa dentro de um ecossistema.

O biólogo Gause, através de experiências, demonstrou que duas espécies diferentes de seres vivos não podem desempenhar o mesmo nicho ecológico em uma mesma região por muito tempo. Esta ocorrência leva a uma disputa entre as espécies, com o conseqüente desaparecimento da espécie mais fraca.

3 – O HABITAT

O local onde determinada espécie vive e desempenha seu nicho ecológico é denominado habitat.

Algumas espécies de seres vivos conseguem se adaptar a diferentes condições ambientais, o que lhes confere uma maior distribuição geográfica e, portanto, um habitat mais amplo.

Outras espécies não suportam grandes variações das condições do meio, possuindo um habitat mais restrito.

Duas espécies de seres vivos podem coexistir em um mesmo habitat desde que possuam nichos ecológicos diferentes. Como por exemplo temos os organismos do fitoplâncton e os do zooplâncton que habitam as águas superficiais de um corpo aquático. Os seres que compõem o fitoplâncton sintetizam sua própria matéria orgânica a partir da radiação solar, enquanto os seres do zooplâncton atuam como consumidores na obtenção de nutrientes.

4 – AS POPULAÇÕES

Um ecossistema é formado por diferentes populações de espécies animais e vegetais.

As condições ambientais do meio devem possibilitar as diversas populações a realização de seus nichos ecológicos.

Entretanto, as diferentes espécies adaptadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com