TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância dos lipídios em nosso corpo e dieta

Relatório de pesquisa: A importância dos lipídios em nosso corpo e dieta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Paula Souza - Etec Fernando Prestes

“Lipídios”

Grupo: Beatriz Boreski Nº 05; Gabrielle Camolesi Nº 11; João Pedro Nº 17; Leonardo Tetsuo Nº 23; Luiz Felipe Martins Nº 29; Renata Barbosa Nº 35; Rafael Carvalho Nº 42.

Série: 1º EM 2.

Centro Paula Souza - Etec Fernando Prestes

Trabalho de aproveitamento apresentado na disciplina de Educação Física sob orientação do professor Francisco.

Sorocaba –15/04/2013.

Grupo: Beatriz Boreski Nº 05; Gabrielle Camolesi Nº 11; João Pedro Nº 17; Leonardo Tetsuo Nº 23; Luiz Felipe Martins Nº 29; Renata Barbosa Nº 35; Rafael Carvalho Nº 42.

Série: 1º EM 2.

Sumário:

Introdução...................................................................................................... 1

Lipídios........................................................................................................... 2

O Que São Lipídios? / Histórico .................................................................. 3/4

Propriedades / Alimentação / Funções......................................................... 4/5

Imagens........................................................................................................ 6/7

Conclusão...................................................................................................... 8

Bibliografia..................................................................................................... 9

Introdução:

Este trabalho falará sobre a parte dos lipídios em nosso organismo e alimentação. Os lipídios são basicamente substâncias apolares (não solúveis em água), que servem de energia para a célula, ou compondo certas estruturas celulares.

Se dividem em cinco categorias: Cerídeos (ceras), Glicerídeos (óleos e gorduras), Carotenoides (pigmentos de Lipídios amarelos e vermelhos sintetizados pelas plantas), Fosfolipídios (componente das membranas celulares), e Esteroides (hormônios).

Lipídios

Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).

São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água.

Essa característica é de fundamental importância, mesmo o organismo possuindo considerável concentração hídrica. Isso porque a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular.

Muitas classificações são propostas dependendo do ponto de vista, se químico ou biológico. Desta forma, encontra-se na literatura especializada, várias formas de organizar os Lipídios de acordo com a abordagem, o que pode complicar a compreensão do assunto. Entretanto, todas as classificações propostas baseiam-se em características comuns às diversas moléculas de Lipídios existentes na natureza, sendo apenas uma forma didática de agrupá-las.

Mas basicamente, os lipídios podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas), encontrados nos alimentos, tanto de origem vegetal quanto animal, por exemplo: nas frutas (abacate e coco), na soja, na carne, no leite e seus derivados e também na gema de ovo.

Em geral, todos os seres vivos são capazes de sintetizar lipídios, no entanto algumas classes só podem ser sintetizadas por vegetais, como é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais.

A formação molecular mais comum dos lipídeos, constituindo os alimentos, é estabelecida através do arranjo pela união de um glicerol (álcool) ligado a três cadeias carbônicas longas de ácido graxo.

Dentre os lipídeos, recebem destaque os glicerídeos, os fosfolipídios, os cerídeos, os esteroides.

Cerídeos → classificados como lipídios simples, são encontrados na cera produzida pelas abelhas (construção da colmeia), na superfície das folhas (cera de carnaúba) e dos frutos (a manga) impermeabilizando-os de maneira a evitar uma desidratação excessiva, pois exerce função de impermeabilização e proteção. São ésteres formados por ácido graxo e álcool de cadeia mais longa que o glicerol.

Glicerídeos → podem ser sólidos (gorduras) ou líquidos (óleos) à temperatura ambiente. São formados pela união de ácidos graxos

e glicerol, eles são ésteres de glicerol com ácidos graxos. Os glicerídeos são óleos ou gorduras que se diferenciam pela presença de insaturação nos óleos. Eles são lipídios simples nos quais o álcool é o glicerol.

Carotenoides → são pigmentos de Lipídios amarelos e vermelhos sintetizados pelas plantas, encontrados em cenoura, abóbora, tomate e mamão. O Carotenoide de maior importância biológica é o betacaroteno ou provitamina A, que, por meio de cisão molecular, origina a vitamina A (retinol), necessária ao bom funcionamento da visão.

Fosfolipídios → moléculas anfipáticas, isto é, possui uma região polar (cabeça hidrofílica), tendo afinidade por água, e outra região apolar (calda hidrofóbica), que repele a água. São os principais componentes das membranas celulares, e também lipídios unidos a um grupo fosfato e, como estão presentes na membrana celular.

Esteroides → formados por longas cadeias carbônicas dispostas em quatro anéis ligados entre si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com