TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aliementação Saudável E Dietas

Artigo: Aliementação Saudável E Dietas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 7

'Os alimentos

Alimentação saudável e Dietas

Alexandre, Gabriella, Lorena, Marcel, Pedro e Virgínia

Índice

Introdução..................................................01

Alimentação Saudável.................................02

Dietas........................................................03

Tipos de Dietas.....................................04 á 10

Dietas Saudáveis.........................................11

Conclusão...................................................12

Bibliografia................................................13

Introdução

São os alimentos que fornecem todas as substâncias necessárias para a manutenção da vida (minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, gordura) e, na criança, determinam o seu crescimento, sendo transformados em ossos, músculos, órgãos, gordura, pele, sangue e tudo mais.

A alimentação influi no funcionamento de todos os sistemas: nervoso, glandular, ósseo, muscular, urinário, digestivo, respiratório, cardiocirculatório, assim como no comportamento, humor, memória, inteligência, na mente e na disposição física e sexual.

Alimentação Saudável

A alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.

Adicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão ao encontro de conceito de alimentação saudável.

Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.

Dietas

Hoje em dias para emagrecer e ficar com o tão sonhado corpo mostrado na mídia a pessoas fazem a famosas dietas, mas nem todas são aconselhadas por poder nos prejudicar devido à falta de nutrientes que nosso corpo necessita.

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, em termos gerais, costuma ser conhecida como uma forma de conter o peso e ter boa saúde.

Nem sempre uma pessoa que faz dieta para emagrecimento, está tendo uma dieta saudável. Isso vai muito além das calorias, a grande importância está na quantidade e variedade dos alimentos que consome.

Uma dieta restritiva que não leve em conta as necessidades do organismo poderá ter efeitos desastrosos para a saúde.

É claro que qualquer programa de emagrecimento pede acompanhamento médico antes de tudo.

Tipos de Dietas

(mais conhecidas)

• Tipo sanguíneo:

Criada pelo médico americano Peter James, é baseada no tipo sangüíneo. Para ele, cada organismo está preparado para assimilar um determinado alimento.

Alimentos permitidos:

Tipo sanguíneo O: os que têm sangue tipo O são carnívoras por natureza, por isso têm mais facilidade de digerir carne vermelha.

Tipo sanguíneo A: o sistema digestivo das pessoas desse grupo é mais sensível e, por isso, assimilam melhor os vegetais, peixes, cereais, leguminosas e frutas.

Tipo sanguíneo B: verdadeiros amantes de laticínios são super tolerantes ao leite e seus derivados.

Tipo sanguíneo AB: os donos desse tipo sangüíneo aceitam comida misturada, mas com porções equilibradas.

Alimentos proibidos:

Tipo sanguíneo O: produtos de trigo, como pães e gérmen de trigo, além dos derivados do leite são bem nocivos às pessoas com esse tipo.

Tipo sanguíneo A: devem-se manter afastados da carne vermelha.

Tipo sanguíneo B: aves e milho são alimentos extremamente nocivos para os integrantes desse tipo.

Tipo sanguíneo AB: carne bovina, de porco e frango, além de leite integral e alguns derivados como queijo brie e parmesão, não são bem-aceitos pelo organismo portador de sangue AB.

Vantagem: os programas incluem todos os grupos alimentares para todos os tipos de sangue.

Desvantagem: o que depõe contra é que o programa alimentar baseado no tipo sangüíneo ainda não tem comprovação científica.

• Dieta Vegetariana:

É muito mais uma filosofia de vida. A origem é milenar e consta que os primeiros povos a aderirem foram os budistas e indianos, por questões religiosas. Mas hoje existem diversos tipos de vegetarianos - desde os que se alimentam somente de vegetais até os que consomem ovos ou laticínios e derivados de animais.

Alimentos permitidos: Todos os alimentos de origem vegetal são aceitos e, são permitidos queijos, leite e derivados, ovos e carnes brancas.

Alimentos proibidos: Carne vermelha é proibida.

Vantagem: um regime sem carnes diminui o consumo das gorduras saturadas e os riscos de doenças cardiovasculares.

Desvantagem: o vegetariano sofre por causa da deficiência de cálcio e ferro. Em alguns casos precisa ingerir suplementos alimentares para não ficar anêmico. "Os vegetarianos também envelhecem mais rápido já que têm deficiência nutricional

• Dieta do Dr. Atkins:

Conhecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com