TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A propriedade de certas células

Resenha: A propriedade de certas células. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Resenha  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 5

BIOELETROGÊNESE

Propriedade de certas células (neurônios e células musculares) gerar e alterar a diferença de potencial elétrico através da membrana. Sabemos que toda célula pode ser considerada, mesmo que grosseiramente, como sendo um compartimento com uma solução aquosa. Tal compartimento separa-se de outro compartimento (extracelular), por meio de uma membrana plasmática semipermeável.

Como a própria nômina permite-nos concluir, tal membrana semipermeável permite a passagem de alguns elementos livremente (Na, K, C1...), e impede a passagem de outros elementos (proteínas). A diferença de concentração dos diversos elementos intra e extracelulares faz-se presente em vista de um complicado sistema que os mantém aparentemente desequilibrados, e que assim permite a existência de um potencial elétrico. Na verdade tal potencial só existe, pois há uma diferença relativa de cargas elétricas entre o meio intracelular e o meio extracelular, sendo este (o intracelular), negativo e aquele (o extracelular), positivo.

Mas, enfim o que é potencial elétrico? O potencial elétrico que tem como medida o volt (V), corresponde à diferença de potencial entre dois pontos por onde flui uma corrente elétrica de 1 ampère através de uma resistência de 1 ohm (1ohm=1volt/ampère).Mas então o que é corrente elétrica? Assinalada como “E”, a corrente elétrica é o fluxo de cargas entre dois pontos e só existe se houver diferença de potencial entre estes dois pontos. Sua unidade de medida é o ampère (A) que é 1 coulomb x 1 seg. O Coulomb é a unidade de carga elétrica e sabemos que a carga de um elétron corresponde a cifra de 1,59 x 10 elevado a –19 coulombs.

 A membrana plasmática além de suas funções de integridade, permeabilidade seletiva, relação de interação célula à célula,  reconhecimento de antígenos, interface entre citoplasma e meio externo, sistema de transporte para moléculas específicas, ela tem uma função muito ligada a bioeletrogênese que seria a transdução de sinais extracelulares físicos/ou químicos em eventos intracelulares.

A Membrana Plasmática é formada por uma bicamada lipídica onde estão inseridas proteínas, forma-se então um mosaico fluído. Está bicamada lipídica fosfolipídios, cabeça polar ou hidrofílica e cauda apolar ou hidrofóbica existem vários tipos de transporte através da membrana plasmática.

Gradiente de Concentração-Transporte Passivo  ou Difusão Facilitada - do meio de maior concentração para o meio de menor concentração.

Transporte Ativo – Contra a gradiente de concentração, ocorre consumo de energia.

Transporte através da membrana mediado por proteínas - Utiliza-se para este transporte de proteínas (carreadoras), ou canais (controlados por voltagem, por ligante ou por estímulo mecânico). É mais rápido que a difusão simples porque a proteína mediadora tem especificidade química.

Como os íons passam através da membrana? Através de canais específicos para cada íon que permite a passagem de tais íons dependendo de seu tamanho molecular e de suas cargas elétricas, pois tais canais também têm cargas elétricas específicas que atraem este ou aquele íon, mudando a sua configuração molecular ( abrindo os portões ), e assim permitindo o influxo ou refluxo do íon. Existem muitas teorias de como estes canais funcionam, mas todas são passíveis de comprovação científica final.

Como podemos medir o potencial de repouso? Basta inserirmos dois eletrodos interligados por voltímetro de alta sensibilidade, sendo um eletrodo inserido no meio intra e outro no meio extracelular. Haverá então passagem de corrente de um meio a outro ( por motivos já apresentados ) que modificará a posição do ponteiro que indicará a passagem de corrente ( diferença de potencial ), em medida de potencial (volt), em –70 mV. Está formado e mensurado o potencial de repouso.

Enquanto o potencial de ação estiver na fase de despolarização e ainda em boa parte da repolarização, haverá o chamado período refratário absoluto, na qual nenhum estimulo, independente da intensidade, será o suficiente para deflagrar um novo potencial de ação, e isso deve-se a grande quantidade de canais de Na que estão ainda inativos pela voltagem. Tais canais só serão ativados e, portanto só poderão serem abertos quando o potencial de membrana estiver próximo do pot. de membrana. Aí então, no final da reporalização e na fase de hiperpolarização estaremos no período refratário relativo, na qual um estimulo forte poderá gerar um potencial de ação.

Sempre que o potencial alcançar o limiar de ação, haverá desencadeamento do potencial de ação?

Nem sempre. Se a despolarização for lenta haverá acomodação dos canais, visto que não haverá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com