TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A água E O Corpo Humano

Pesquisas Acadêmicas: A água E O Corpo Humano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  1.341 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da água para o corpo humano

A matéria viva se caracteriza pelo equilíbrio harmonioso de incontáveis bilhões de íons e moléculas, que constituem seu equipamento bioquímico. A análise das células de qualquer ser vivo revela a presença constante de certas substâncias que, nos diversos organismos, desempenham fundamentalmente o mesmo papel biológico.

OBJETIVO

Neste trabalho, veremos as funções da água no corpo humano. Ela é, com certeza, o componente mais importante de corpo.

A água

Considerado o componente químico mais abundante da matéria viva, a água atua como solvente universal. Essa característica da água é de fundamental importância para os seres vivos, uma vez que as reações químicas de natureza biológica se desenvolvem em soluções. A água é, ainda, um importante veículo de transporte de substâncias, permitindo o contínuo intercâmbio de moléculas entre os líquidos extra e intracelular.

Nos seres vivos, a evaporação da água, através de suas superficies, contribui para a manutenção da temperatura corpérea em níveis compatíveis com a vida. Nas articulações ósseas e entre os órgãos, água exerce um papel lubrificante, contribuindo para diminuir o atrito nessas regiões. Além disso, nas reações de hidrólise como ocorre no processo digestivo, a água participa como um reagente indispensável na transformação das grandes moléculas orgânicas em outras moléculas menores.

Na fotossíntese, a água é imprescindível.

Veja um resumo das principais funções água nos seres vivos:

• solvente de líquidos corpóreos;

• meio de transporte de moléculas;

• regulação térmica;

• ação lubrificante;

• atuação nas reações de hidrólise;

• "matéria-prima" para a realização da fotossíntese.

A taxa de água varia, também, em função da idade do organismo. Nos indivíduos jovens, o teor de água é geralmente maior que nos indivíduos adultos de sua espécie. Um feto humano de três meses, por exemplo, contém cerca de 94% de água, enquanto um recém-nascido apresenta cerca de 70% e um homem adulto aproximadamente 65%.

CONCLUSÃO

Com esse trabalho, pode-se concluir que a água é de vital importância não só para o ser humano, mas para todo e qualquer ser vivo, uma vez que participa das principais funçãos do nosso corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com