TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Do Corpo Humano

Exames: Sistemas Do Corpo Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema reprodutor masculino

O sistema reprodutor masculino humano é uma série de órgãos localizados fora do corpo e ao redor da região pélvica de um macho, que contribui com o processo reprodutivo.

A principal função do sistema reprodutivo masculino é proporcionar que o gameta ou espermatozóide masculino fecunde o óvulo. Os principais órgãos reprodutivos do sexo masculino podem ser agrupados em três categorias.

• A primeira categoria é a produção de espermatozóides e armazenamento. A produção ocorre nos testículos, que estão alojados no escroto, com temperatura regulada, de onde os espermatozóides imaturos deslocam-se para o epidídimo, a fim de desenvolvimento e armazenagem.

• A segunda categoria são as glândulas que produzem o líquido ejaculatório, que incluem as vesículas seminais, a próstata e a glândula bulbouretral.

• A última categoria é aquela utilizada para a cópula e a deposição de espermatozóides (esperma) que estava no macho; nesta categoria estão o pênis, uretra e canal deferente.

Dentre as principais características sexuais secundárias incluem-se: tamanho maior, estatura muscular maior, tom mais grave da voz, pelos no corpo e face, ombros largos e pomo-de-adão mais desenvolvido. Um hormônio sexual masculino importante é o andrógeno e, particularmente, a testosterona.

Sistema reprodutor feminino

O sistema reprodutor feminino humano é uma série de órgãos localizados principalmente no interior do corpo e ao redor da região pélvica das fêmeas que contribuem para o processo de reprodução. O sistema reprodutivo feminino humano contém três partes principais: a vagina, que atua como o receptáculo de esperma do macho, o útero, que abriga o desenvolvimento do feto, e os ovários, que produzem os óvulos da fêmea. As mamas também são um importante órgão durante a fase de cuidados maternais do bebê.

A vagina localiza-se no exterior da vulva, que também inclui os lábios, clitóris e uretra. Durante a relação sexual essa área é lubrificada por muco secretado pelasglândulas de Bartholin. A vagina é ligada ao útero através do cérvix, enquanto o útero está ligado ao ovário através da tuba uterina. Em determinados intervalos, geralmente a cada 28 dias aproximadamente, os ovários liberam um óvulo, que passa através da tuba uterina até o útero. A membrana do útero, chamada de endométrioe os óvulos não fertilizados são eliminados a cada ciclo através de um processo conhecido como menstruação.

As principais características sexuais femininas secundárias são: uma menor estatura, uma elevada percentagem de tecido adiposo, quadris maiores, glândulas mamárias desenvolvidas e mamas maiores. Dentre os importantes hormônios sexuais femininos estão o estrógeno e a progesterona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com