TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas do corpo humano

Seminário: Sistemas do corpo humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  Seminário  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  1.206 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Ciências

Tempo : 2 aulas

Conteúdo: Sistemas do corpo humano

Tema: Quais os sistemas que compõem o corpo humano?

Objetivo:

Conhecer os sistemas que compõem o corpo humano e as suas funções.

Material:

Lápis, borracha, folha sulfite, novelo de lã ou rolo de barbante.

Conhecimento prévio:

Saber sobre alguns órgãos que fazem parte do corpo humano, assim como suas funções.

Atividade motivacional:

Indagar: Quantos órgãos existem no corpo humano? Quais são?

Registrar as respostas no quadro.

Encaminhamento metodológico:

Explicar que o corpo humano é constituído por diversos sistemas que são compostos por alguns órgãos. Cada sistema exerce sua função específica no organismo.

Os sistemas são: digestório, respiratório, cardiovascular, endócrino, nervoso, urinário, genital, muscular, sensorial e ósseo.

Comentar todos os sistemas que compõem o corpo humano.

Geografia

Objetivos

- Compreender a dinâmica dos espaços urbanos e seu significado para a vida cotidiana partindo da observação de paisagens do bairro da escola.

Conteúdos

- Paisagens urbanas.

- Dinâmica urbana: produção, circulação e moradia.

- Equipamentos e serviços urbanos.

- Setores da economia.

Tempo estimado

2 aulas

Material necessário

Planta do bairro da escola e mapa da cidade ou câmara fotográfica , mural de exposição, fotografias de paisagens urbanas.

Desenvolvimento

Solicite aos alunos que observem a paisagem do bairro da escola, nos caminhos que percorrerem, procurando identificar aspectos relevantes do local. Eles podem citar o que notam nas características das ruas, praças, parques, pontos de comércio, serviços, indústria ou outra produção, moradias.

Para identificá-los, faça questões como: O que é? Onde está localizado? Qual seu aspecto positivo ou o problema que se percebe em sua observação? Por que ele está assim?

Peça aos alunos que relatem as paisagens observadas. Indique as condições de manutenção e os benefícios problemas que eles acarretam para o cotidiano dos que vivem no bairro.

Comente sobre a importância de saber observar as paisagens e o que ela pode revelar. Apresente explicações de elementos da produção do espaço urbano, destacando os processos de expansão, valorização e periferização. Explique a dinâmica da cidade e seus setores de atividades, destacando que o modo como os espaços são construídos e sua dinâmica está relacionado com as demandas da vida no bairro e também a requisitos da cidade e de outras cidades. Por exemplo: os modelos arquitetônicos de arranjo de praças são definidos por gestores da cidade, que padronizam o modo de "urbanizar" esses equipamentos em diversos lugares da cidade, com base em orientações tecno-científicas; os objetos vendidos no bairro são produzidos em outras partes da cidade, ou em outras partes do mundo, e pertencem a uma rede de produção.

Indique que as práticas das pessoas que vivem no bairro revelam um modo de ser do bairro, mas também se explicam por um modo de vida global predominante na atualidade. Leve, para ajudar na argumentação, fotografias de outros lugares da cidade e de outras cidades que mostrem pessoas circulando. Mostre também grupos utilizando transportes coletivos e carros; unidades residenciais de diferentes modelos arquitetônicos, espaços públicos de lazer, de saúde, casas de comércio e serviços (padarias, supermercados).

Avaliação

Debata sobre a experiência de conhecer o próprio bairro, comparando os elementos apontados na observação inicial e os apontados após a produção do painel fotográfico e as discussões em sala de aula. Após o debate, cada grupo de alunos deve escrever um texto caracterizando bairro e destacando sua compreensão da valorização desse espaço em relação a outros espaços da cidade e a indicação de problemas evidenciados para sua gestão.

Matemática

Objetivo

Desenvolver o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com