TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACIDO URICO

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 3

Situação Problema: GOTA

João Antônio da Silva, 45 anos, passou os últimos dois dias imobilizado em razão de um inchaço que causava uma dor muito intensa no dedão do pé esquerdo. Quando a dor começou, ele pensou que tinha dado um mal jeito ou que fosso uma artrite. Porém, a dor foi gradualmente aumentando, o dedão tornou-se quente e vermelho. João então, procurou um médico, que após examiná-lo, constatou que algo estava errado. O médico suspeitou que João estivesse com gota.

A gota é uma doença metabólica caracterizada por alta concentração de ácido úrico (hiperuracemia). Quando as concentrações de ácido úrico estão elevadas, cristais de urato monossódico se formam nas articulações periféricas, particularmente nos pés, tornozelos e joelhos. Estes cristais desencadeiam uma reação inflamatória e causam ataques periódicos de intensa dor. Os cristais de ácido úrico podem formar pedras (cálculos) na pelve dos rins.

Questão 1. Trace as rotas das pedras dos rins quando são excretadas.

O ácido úrico, a molécula que causa a gota, é um produto do metabolismo das purinas. A produção aumentada pode estar associada com a degradação de células e tecidos, ou pode ocorrer como resultado de defeitos enzimáticos hereditários. O ácido úrico no sangue é filtrado livremente pelos capilares glomerulares, mas é quase que totalmente reabsorvido no túbulo proximal.

Questão 2. Por que as concentrações de ácido úrico no sangue podem aumentar quando ocorre degradação celular?

        Questão 3. Baseado no que você aprendeu durante o estudo sobre ácido úrico, prediga duas maneiras diferentes pelas quais uma pessoa pode desenvolver hiperurecemia.

        João ficou surpreso com o problema metabólico que causava dor no seu dedão do pé. “ – Existe algum tipo de tratamento para a gota?” perguntou ele a seu médico. O médico respondeu que existiam drogas antinflamatórias, que a ingestão de grande quantidade de água, redução ou abstinência de álcool faziam parte do tratamento. Além disso, ele iria tomar uma droga conhecida como agente uricosúrico, que irá aumentar a excreção de ácido úrico na urina. Aumentando a excreção, a concentração de ácido úrico no sangue diminui, o que irá trazer alívio. João concordou com o tratamento proposto, e no caminho para casa comprou água.

Questão 4. O ácido úrico é reabsorvido no túbulo proximal por um transportador de membrana. Agentes uricosúricos são também ácidos orgânicos. Conhecendo esses dois fatos, explique como os agentes uricosúricos podem aumentar a excreção de ácido úrico.

Três semanas mais tarde, João retornou ao consultório de seu médico. As drogas antiinflamatórias tinham eliminado a dor em seu dedo, mas na última noite ele tinha ido ao hospital com uma dor muito forte causada por uma pedra em seus rins. “- Nós teremos que esperar até a análise ficar pronta” Disse o médico. “- Mas eu acho que era uma pedra de ácido úrico. Você estava bebendo bastante água como eu havia prescrito?”, perguntou o médico. Constrangido ele disse que não. “- Você precisa ingerir bastante água enquanto toma a medicação, para poder produzir 3000 ml ou mais de urina por dia. Caso contrário poderá ter outra pedra nos rins.” João concordou, e disse que iria seguir as instruções médicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com