TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ácido Úrico E Gota

Monografias: Ácido Úrico E Gota. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 7

1.1 O QUE É ÁCIDO ÚRICO?

O ácido úrico é um composto orgânico de carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio. Sua fórmula química é C5, H4, N4, O3. No sangue humano, a concentração de ácido úrico entre 3,6 e 8,3 mg/dl é considerada normal pela Associação Médica Americana, podendo ser encontrado em níveis mais baixos nos vegetarianos.

O ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo. Ele surge como resultado da quebra das moléculas de purina (proteína contida em muitos alimentos) por ação de uma enzima chamada xantina oxidase. Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico. Parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins.

Os níveis de ácido úrico no sangue podem subir porque sua produção aumentou muito, a pessoa está eliminando pouco pela urina ou por interferência do uso de certos medicamentos.

Como consequência dessa taxa de ácido úrico elevado (hiperuricemia), formam-se pequenos cristais de urato de sódio semelhantes a agulhinhas, que se depositam em vários locais do corpo, de preferência nas articulações, mas também nos rins, sob a pele ou em qualquer outra região do corpo.

Estudos recentes realizados no Instituto do Coração de São Paulo mostram que níveis elevados de ácido úrico no sangue aumentam o risco de desenvolver acidentes cardiovasculares.

1.2 SINTOMAS

O depósito dos cristais de urato nas articulações, em geral, provoca surtos dolorosos de artrite aguda secundária, especialmente nos membros inferiores (joelhos, tornozelos, calcanhares, dedos do pé), mas pode comprometer qualquer articulação. Nem todas as pessoas com hiperuricemia desenvolverão gota, um tipo de artrite secundária, de caráter genético e hereditário, que acomete mais os homens adultos.

Nos rins, a hiperuricemia é responsável pela formação de cálculos renais (litíase renal) e insuficiência renal aguda ou crônica (nefropatia úrica).

1.3 COMO DIAGNOSTICAR

Primeiramente, com um exame de sangue para conhecer os níveis de ácido úrico na circulação. E, depois, para saber se a excreção está diminuída, os médicos costumam pedir um exame de urina (uricosuria de 24 horas), que indica qual a dosagem eliminada durante o dia. A partir da comparação destes dois resultados o médico indica o tratamento mais adequado para cada caso, uma vez que existem remédios tanto para inibir a produção como para aumentar a excreção. Outro teste importante é feito com o líquido tirado das articulações. Este só é indicado no caso de pacientes que apresentam inchaço nas juntas para verificar se há presença de cristais de ácido úrico nas articulações e, consequentemente, riscos de ocorrer uma crise de gota.

1.4 O QUE É GOTA?

Gota é a doença caracterizada pela inflamação das articulações, que sofrem com a deposição de cristais de ácido úrico.

As causas da hiperuricemia podem ser genéticas ou ambientais. Entre os fatores ambientais, a alimentação pode contribuir substancialmente para o quadro, representando um terço da produção de ácido úrico no organismo, como resultado da quebra de moléculas de purina, proteína contida em muitos alimentos.

Pouco se sabe, entretanto, sobre a identidade e a quantidade precisa de purina na maioria dos alimentos, especialmente quando cozidos ou processados industrialmente. De acordo com nutricionistas, indivíduos com hiperuricemia ou gota devem seguir uma alimentação equilibrada, com restrição de bebidas alcoólicas e baixa ingestão de alimentos de origem animal ricos em purinas.

O diagnóstico de gota é baseado num conjunto de achados:

- história sugestiva: monoartrites sucessivas, podagra, sexo masculino, idade acima dos 40 anos, história familiar de gota e urolitíase;

- hiperuricemia acima de 7 mg/dl;

- cristais de monourato de sódio em tofos, líquido sinovial e sinóvia. É o dado que fecha o diagnóstico;

- quadro radiográfico sugestivo, principalmente cistos e erosões em saca-bocado.

O Colégio Americano de Reumatologia (ACR) propôs critérios diagnósticos para auxiliar o diagnóstico de gota (Tabela).

Tabela: Critérios diagnósticos de gota da ACR

Gota pode ser diagnosticada se pelo menos um dos seguintes critérios estiver presente:

Cristais de urato monossódico no líquido sinovial

Confirmação de tofo com exame dos cristais

Pelo menos seis dos seguintes achados:

Edema assimétrico ao exame radiológico de uma articulação

Podagra (artrite da primeira metatarsofalângica)

Hiperuricemia

Inflamação máxima atingida no 1º dia

Monoartrite

Mais de 1 ataque de artrite aguda

Vermelhidão sobre as articulações

Cistos subcorticais sem erosões no exame radiológico

Tofo suspeito

Cultura de líquido sinovial negativa durante um ataque agudo

História de ataque unilateral na primeira metatarsofalângica

História de ataque unilateral no tarso

1.5 DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

Na fase aguda, a gota deve ser diferenciada da artrite infecciosa e das outras artropatias por cristais (pirofosfato, oxalato). Na fase de oligoartrite, merece ser diferenciada das artropatias soronegativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com