TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANAMNESE E EXAME CLÍNICO

Resenha: ANAMNESE E EXAME CLÍNICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  2.293 Visualizações

Página 1 de 2

ANAMNESE E EXAME CLÍNICO

Independente da técnica ou do laboratório utilizado para realização de exames laboratoriais, a obtenção de resultados confiáveis inicia com a colheita e manuseio apropriados da amostra de material biológico. Colheita, processamento, análise e interpretação devem ser uma cadeia de eventos sequenciais adequada, de modo a se obter resultados confiáveis e úteis para o diagnóstico de doenças ou disfunções. Mesmo o teste mais confiável, a análise em equipamentos da mais alta tecnologia e a interpretação dos resultados pelo profissional mais capacitado não são capazes de amenizar o erro decorrente de colheita e manuseio inapropriado da amostra. Também, e principalmente, nenhum destes quesitos é tão importante quanto as informações obtidas na anamnese e no exame físico do paciente. Os principais exames laboratoriais utilizados na rotina clínica de bovinos e equinos são hemograma e perfil bioquímico sérico, que inclui testes para avaliação das funções hepática, renal e muscular, dosagem de minerais, hemogasometria, proteinograma, perfil metabólico (principalmente no periparto de vacas de alta produção de leite), dentre outros.

A ferramenta mais importante do médico veterinário é sua capacidade

em obter uma anamnese e um exame físico completos. Essas informações, quando bem

interpretadas, estabelecem as bases para um diagnóstico e um plano terapêutico corretos.

Uma anamnese e um exame físico detalhados e completos evitam testes diagnósticos desnecessários e gastos inúteis para o proprietário.

Na anamnese devem-se obter informações objetivas e subjetivas. Os dados objetivos consistem em verificar sinais predisponentes (idade, espécie, raça e sexo do paciente, se é inteiro ou castrado), informações sobre o ambiente em que o animal vive ( espaço onde fica,se convive com outros animais, se viaja para outras regiões – pode ter sido exposto à doenças endêmicas destas regiões), sobre sua dieta (que tipo e que quantidade de alimentação o animal ingere, qualidade e quantidade de água disponível, petiscos, apetite), verificar seu histórico médico (enfermidades que já apresentou e cirurgias que já sofreu).

No exame físico, deve-se proceder uma observação geral do paciente. O exame físico se inicia a partir do primeiro encontro com o animal,observando sua condição corporal geral, anormalidades de comportamento, atitude, postura, ambulação e padrão respiratório.

Em seguida faz-se o registro dos sinais vitais (temperatura, pulso, freqüência cardíaca, perfusão capilar, freqüência respiratória e hidratação) e peso corporal do paciente. Feito isso, procede-se a abordagem dos sistemas corporais, examinando todo o animal: cabeça, olhos, cavidade oral, nariz, orelhas, pescoço, linfonodos, massas subcutâneas, pele, tórax, abdome (aparência externa e palpação das vísceras), genitais externos, exame retal, sistema musculoesquelético e sistema nervoso.

Após um completo exame do animal, se achar necessário, solicita-se exames complementares para confirmação do diagnóstico. Entre eles: hemograma, raios-X, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, exames parasitológicos, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com