TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico Exame

Trabalho Universitário: Desenvolvimento Economico Exame. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 6

Assinale a alternativa abaixo que discrimina a ordem correta das etapas de desenvolvimento propostas por Rostow:

Escolher uma resposta.

a. Idade do consumo de massa; sociedade tradicional; pré-requisitos para o arranco; arranco; crescimento autossustentável.

b. Crescimento autossustentável; sociedade tradicional; idade do consumo de massa; pré-requisitos para o arranco; arranco.

c. Idade do consumo de massa; pré-requisitos para o arranco; arranco; crescimento autossustentável, sociedade tradicional.

d. Sociedade tradicional; pré-requisitos para o arranco; arranco; crescimento autossustentável; idade do consumo de massa.

e. Crescimento autossustentável, idade do consumo de massa; sociedade tradicional; pré-requisitos para o arranco; arranco.

Question 2

Notas: 1

(FCC/2010 – Assembleia Legislativa/SP) Em outubro de 2009 foi divulgado o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) elaborado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), no qual consta a classificação de 182 países e territórios. Os países são classificados em valores entre 0 e 1.

O IDH é o mede os seguintes aspectos:

Escolher uma resposta.

a. Expectativa de vida, acesso à educação e PIB per capita.

b. Acesso aos recursos de informática e à educação e distribuição de renda.

c. Coeficiente GINI, volume populacional e acesso à educação.

d. PIB do país, expectativa de vida e distribuição de renda.

e. Expectativa de vida, acesso à educação e PIB do país.

Question 3

Notas: 1

Com base nos conhecimentos sobre o processo de industrialização obtidos nesta aula, julgue as seguintes frases como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois marque a alternativa que corresponde à sequência correta, na ordem das frases.

I – As economias latino-americanas conseguiram conciliar a exploração econômica dos recursos primários juntamente com uma indústria de razoável nível técnico, o que propiciou o avanço do seu processo de industrialização concomitantemente ao resto do mundo.

II – Industrialização é um processo histórico-social por meio do qual a indústria fabril se torna o setor predominante da economia de um país.

III – A industrialização começou na Inglaterra com a Revolução Industrial, espalhando-se depois pela Europa, Estados Unidos e Japão, e, mais tarde, por países da América Latina e Ásia.

IV – O processo de industrialização caracteriza-se pela formação de um núcleo de indústria pesada, produtora de matérias-primas básicas e de máquinas-ferramentas (indústrias de base) e alimentadora de todo o parque industrial.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.

Escolher uma resposta.

a. F, V, F, V

b. F, F, V, V

c. F, V, V, V

d. V, V, F, V

e. V, F, F, F

Question 4

Notas: 1

Que frase abaixo define corretamente as funções da CEPAL:

Escolher uma resposta.

a. Comissão da qual participam vários cientistas, entre médicos, físicos e sociólogos, cujo foco é a elaboração de politicas para os sistemas educacionais e de saúde pública na América Latina.

b. Instituição de pesquisa voltada para o desenvolvimento dos mercados financeiros e acionários nos países da América Latina.

c. Entidade formada por pensadores da socioeconomia que tem por missão discutir e fazer propostas para a superação do Subdesenvolvimento da América Latina.

d. Uma instituição fundada por economistas Latino-Americanos nos anos 1940 para pensar o desenvolvimento humano do mundo e de suas regiões, além das relações comerciais entre os eixos leste-oeste.

e. Instituição que participou de forma incisiva na formulação de polÍticas industriais e de tecnologia da informação para os países centrais.

Question 5

Notas: 1

Sobre a Competitividade, julgue os seguintes itens.

I – Competitividade é a característica do que é competitivo. Em termos econômicos a competitividade vem dos preços das mercadorias, qualidade, disponibilidade, prazo de entrega etc.

II – Competitividade Espúria é a competitividade obtida com o uso de recursos ilícitos e imorais.

III – Competitividade autêntica é obtida com o uso adequado de recursos produtivos disponíveis e respeitando as leis trabalhistas, tributárias, ambientais etc.

IV – Competitividade é definida como os ganhos nas relações de comércio.

É correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Todos os itens estão corretos.

b. II, III e IV estão corretos.

c. Somente os itens II e III estão corretos.

d. Apenas o item IV está errado.

e. Todos os itens estão errados.

Question 6

Notas: 1

Sobre o desenvolvimento econômico da China é correto dizer que:

Escolher uma resposta.

a. Mao Tsé-Tung implantou entre 1957 e 1958, o “Grande Salto”, que tinha como principal meta a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda por meio de reforma educacional.

b. O PIB chinês medido pela Paridade de Poder de Compra (PPC) representa hoje 13% do PIB Mundial. O PIB per capita cresceu em média 8%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com