TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOCENO E A BIODIVERSIDADE ECOLÓGICA

Por:   •  1/12/2019  •  Resenha  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

ANTROPOCENO E A BIODIVERSIDADE ECOLÓGICA

Jaguarari

2019

Cassiano Matheus Vitor Rodrigues

ANTROPOCENO E A BIODIVERSIDADE ECOLÓGICA

Jaguarari

2019

  1. Introdução

Estamos vivenciando o processo de uma nova era do nosso planeta    ocasionada pelas ações do homem. Não há dúvidas que o ser humano tem modificado a biodiversidade de uma forma inequívoca e, em alguns casos irreversível. Seguindo o argumento de que a ação humana tem modificado demasiadamente o funcionamento e os fluxos naturais do planeta ao promover intensas mudanças globais, vários especialistas formularam uma nova época geológica, o Antropoceno.

  1. Conteúdo

Estudado na Ecologia para alerta sobre as ações humanas no planeta, formalizado pelo biólogo Eugene Stoermer na década de 1980 e popularizado pelo Nobel de Química, Paul Crutzen em 2000, o termo Antropoceno foi criado para levar em consideração o impacto humano na Terra.

Com o tempo, a presença do homem, cada vez maior, na Terra provocou uma intensificação da ação humana sobre a natureza, incidindo em acelerada remoção e degradação ambientais, que se traduzem em fortes pressões para a perda da biodiversidade. As confirmações desse argumento são visíveis em todos os lugares que observarmos. Na poluição de rios, mares e oceanos por plásticos e diferentes substâncias químicas, na alteração dos níveis de nitrogênio pelo uso extensivo de fertilizantes na agricultura, no aumento da dispersão de substâncias radioativas no planeta, após muitos testes com bombas nucleares, na acelerada acumulação de gases de efeito estufa sobre o clima e a biodiversidade que gera as mudanças climáticas. Além disso muitas espécies foram extintas ao decorrer dos anos devido ao impacto humano. Esses são alguns dos danos irreversíveis causados pela utilização excessiva dos recursos naturais.  A principal causa para extração maciça dos recursos da natureza deu início devido ao processo de mudança econômica e social da espécie humana na Revolução Industrial, ocorrido nos séculos XVIII e XIX, que teve como consequência a ampliação da produtividade alimentar e da expectativa de vida, ocasionando também um alto crescimento populacional.

Fases do Antropoceno

Com o advento da sociedade industrial, caracterizada pela utilização maciça de hidrocarbonetos, o Antropoceno teria se iniciado por volta de 1800, desde então, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera cresce. Essa primeira fase do Antropoceno ocorreu até 1945 ou 1950.

A segunda fase vai de 1950 a 2000 ou 2015 e vem sendo chamada de “A Grande Aceleração”, onde a ideologia consumista está tomando conto do ser humano. Entre 1950 e 2000, a população humana dobrou de 3 para 6 bilhões de pessoas e o número de automóveis passou de 40 para 800 milhões. O consumo mundial de combustível fóssil passou de aproximadamente 2 bilhões de toneladas para quase 9 bilhões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com