TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS TRABALHOS - MONA LISA

Resenha: ANÁLISE DOS TRABALHOS - MONA LISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Resenha  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE DA OBRA - MONA LISA

Mona Lisa, também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde é notável e conhecida obra de arte feita pelo italiano pintado pelo renascentista Leonardo da Vinci que tornou-se um ícone da cultura ocidental. Este quadro é cercado de inúmeras especulações e teorias da conspiração sobre a dama e de seu sorriso enigmático e uma expressão tímida e introspectiva.

As especulações sobre a composição da obra são as mais variadas; há quem diga que Da Vinci buscou representar a mulher ideal, ou a sua própria mãe; há outros dizem que ela era sua amante ou de um de seus mecenas.

O seu sorriso restrito é muito sedutor e um tanto quanto conservador. Muitos historiadores tentaram explicar por que o sorriso é de forma tão diferente para diferentes culturas; suas explicações são diversas e variam desde teorias científicas sobre a visão humana a suposições sobre a identidade de Mona Lisa e seus sentimentos.

O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher do século XVI. Parte da fama e do mistério relacionados ao quadro estão ligados ao próprio artista, cuja personalidade especial, estava correlacionada com as ciências naturais, ótica, anatomia, engenharia. O Leonardo foi também, um estudioso das proporções humanas e fazia uso a perspectiva em muitas de suas obras, mas nem sempre seguia rigorosamente as regras.

No quadro, o pintor fez uso de um tipo de perspectiva que dava ao fundo uma ideia melhor de distância sendo assim, quanto mais longe estivesse o objeto, mais claras e imprecisas seriam as pinceladas que ele usaria para defini-lo.

Embora utilizando uma fórmula aparentemente simples, a pintura é famosa pela qualidade misteriosa, possivelmente provocada pelo sombreado peculiar, pelo qual a obra é conhecida, veio a ser chamado de sfumato ("esfumaçado").

O quadro está exposto no Museu do Louvre, em Paris em uma sala exclusiva de 200 m2 para abrigar a obra. É uma pintura em óleo sobre madeira de álamo e esta exposta no Museu do Louvre em Paris.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com