TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE E EDUCAÇÃO

Trabalho Escolar: ARTE E EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo 1 - Arte Educação.

1.1 O termo

Arte/Educação é uma atividade planejada por educadores para o desenvolvimento estético e artístico dos estudantes. O termo, como hoje é conhecido, foi trabalhado e discutido durante décadas por gerações de pensadores e pesquisadores dos campos de arte e educação. Em muitos artigos, livros e teses de defesa encontramos o termo escrito com hifem (Arte-Educação) outras vezes sem o hífem entre as palavras (Arte Educação) e, atualmente, com uma barra separando as duas áreas do conhecimento (Arte/Educação). Ana Mae Barbosa pontua que

Arte Educação foi o termo usado por meus mestres. Eu acrescentei o hífen, Arte-Educação, no momento em que arte era recusada pelos educadores, nos anos de sua introdução obrigatória no currículo escolar, em torno de 1973-1974, para dar idéia de diálogo e mútuo pertencimento entre as duas áreas. Na época, meus mestres gostaram da ideia. Recentemente, em 2000, um lingüista nos aconselhou a usar a barra, pois este sinal, sim, é que significa mútuo pertencimento. Tanto é assim que a barra é muito usada em endereços de sites, quando um assunto específico está dentro de outro mais amplo. Mas Arte/Educação e ensino de arte são faces diferentes de uma mesma moeda, a moeda concreta da intimidade com a arte.

Interessante observar que essa discussão semântica ocorre no termo Comunicação/Educação, o qual tem sido fundido na palavra única Educomunicação, dentro do núcleo de Comunicação e Educação (NCE) na Universidade de São Paulo e em outros sítios. Educomunicação que será assunto retomado de maneira profunda em capítulos futuros desse texto. Como a intenção desse capítulo não é o aprofundamento linguístico do termo e sua etimologia, passa-se ao cerne de sua significância. Arte/Educação trata-se de uma prática do ensino de arte na educação formal e informal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com