TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE E FORMAÇÃO ESTÉTICA

Trabalho Universitário: ARTE E FORMAÇÃO ESTÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 4

Índice

Introdução .......................................................... 4

Biografia ............................................................. 5

Principais Obras ............................................... 6

Obras em Destaque .......................................... 7

Considerações finais ........................................ 8

1 INTRODUÇÃO

Quando a criança é estimulada com a arte, transforma-se em um adulto mais criativo, mais humano. A arte não visa somente a beleza estética ou técnicas apuradas, mas sim a capacidade de criar de ver o mundo de uma forma única.

“Nas crianças, a brincadeira é a expressão de sua relação com o todo da vida, e nenhuma teoria da criança será possível se não for também uma teoria que cubra o todo da relação da criança com a vida. Brincar... é visto como a aplicação de todas as atividades das crianças que são espontâneas e autogeradas; que são fins em si mesmos; e que estão relacionadas com as” lições “ou com as necessidades psicológicas normais e diárias da criança”. (READ, 2001)

A arte contribui de tal forma o desenvolvimento da criança, que é notório a interação da criança com seu meio escolar, família e social. Essa arte tem inicio quando os sentidos da criança estabelecem o primeiro contato com o ambiente, e ela reage a essas experiências sensoriais. Tocar, cheirar, ver, manipular, saborear, escutar, enfim, qualquer método de perceber o meio e reagir contra ele é, de fato, a base essencial para a produção de formas artísticas.

O artista que eu escolhi para a minha pesquisa foi o britânico Alan Moore, um dos maiores cartunistas ainda vivo, que se destaca pelas suas obras de conceito social e histórico, no qual retrata em seus desenhos, uma associação da fantasia de sua criação e fatos históricos da humanidade como por exemplo as guerras, conquistas, mitos, avanços da Era tecnológica e etc.

2 BIOGRAFIA DE ALAN MOORE

Nascido em Northampton, Inglaterra, em 1953 Alan Moore teve uma infância conturbada, devido à influência da pobreza do seu meio social e da família. Quando jovem, foi expulso de uma escola conservadora e tal motivo fazia com que outras escolas que Moore quisesse estudar não o aceitassem. Com 18 anos, estava desempregado e sem nenhuma formação profissional.

Começou, porém, a trabalhar na revista Embryo, um projeto elaborado junto com amigos. O seu convívio na área fez com que se envolvesse com o Laboratório de Artes de Northampton.

Alan Moore trabalhou em 1979 para a revista semanal musical Sounds. Como cartunista, escreveu e desenhou uma história de detetive chamada Roscoe Moscou, utilizando o pseudônimo "Curt Vile". Avaliando seus trabalhos, Moore concluiu que não era um bom ilustrador, o que o fez centrar seu trabalho em escrever histórias.

Suas primeiras contribuições de ficção foram para o Doctor Who Weekly e o famoso título 2000 A.D., onde elaborou várias séries populares, como D.R. & Quinch, A Balada de Halo Jones e SKIZZ.

Em seguida, Alan trabalhou para revista britânica Warrior. Nela começou a escrever duas importantes séries em quadrinhos. V de Vingança, um conto sobre a luta pela dignidade e liberdade numa Inglaterra dominada pelo fascismo, e Marvelman, conhecido nos Estados Unidos como Miracleman. Ambas as séries conferiram a Moore o título de melhor escritor de quadrinhos em 1982 e 1983 pela British Eagle Awards.

Para a DC Comics escreveu as histórias de conteúdo ecológico do Monstro do Pântano, ficando conhecido no mercado estadounidense. Nessa sequência de histórias introduziu o personagem John Constantine, que posteriormente teria sua própria revista, Hellblazer.

3 PRINCIPAIS OBRAS DE ALAN MOORE:

- Monstro do Pântano

- A Piada Mortal

- V de Vingança

- Watchmen

- Do Inferno

- Miracleman

- John Constantine

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com