TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatem O(s) Tipo(s) De Sistema(s) De Informação E A Forma Com Que O Correio Utiliza Este(s) Sistema(s) Para A Elaboração De Suas ações Estratégicas.

Monografias: Relatem O(s) Tipo(s) De Sistema(s) De Informação E A Forma Com Que O Correio Utiliza Este(s) Sistema(s) Para A Elaboração De Suas ações Estratégicas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 5

1- ETAPA Nº1

1.2 - PASSO 1

Fazer uma pesquisa bibliográfica utilizando-se do livro texto e dos livros complementares indicados para a disciplina sobre os tópicos a seguir. Esta pesquisa bibliográfica consiste em compreender o conceito de cada um destes tópicos, destacando a importância de cada um para os tomadores de decisões e as relações existentes entre eles. Os tópicos são:

1. Dados;

2. Informação;

3. Sistemas;

4. Sistemas de Informação.

1.2.1 - Os dadossão uma representação dos factos, conceitos ou instruções de

uma maneira normalizada que se adapte à comunicação, interpretação e

processamento pelo ser humano ou através de máquinas automáticas.

Os dados são representados por símbolos como por exemplo as letras do

alfabeto : a, b, c , etc, mas não são em si a informação desejada.

1.2.2 - A informaçãonão é mais do que dados organizados e ordenados de forma

útil. Isto é, informação é o conhecimento produzido como resultado do

processamento de dados.

Um sistema (do gregosietemiun), é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas, como biologia, medicina, informática, administração. Vindo dogrego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto".

Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.

2 - PASSO 2

2.1 - O que poderia sera classificado como dado?

Com respeito à inserção de dados em um software computacional, as variáveis em

uma base de dados são classificadas tipicamente como numéricas (N), texto (T) ou data (D).

Variável texto

Variável texto é tipicamente utilizada para variáveis classificatórias ou categóricas .

Por exemplo, o sexo de uma pessoa é uma variável classificatória, bem como o CEP, RG,etc.

O I O C O M B - são dados mas não é informação perceptível ao homem.

2.2 - Variáveis numéricas

Para variáveis numéricas, a ordenação e a magnitude são importantes. Variáveis

numéricas podem ser classificadas como discretas ou contínuas. Variáveis discretas estão restritas a assumir apenas um número especificado de valores. Por exemplo, o número de dependentes de um cliente pode ser 0, 1, 2, 3, etc.

2.3 - Variáveis do tipo data

A data de vencimento da conta e a data de nascimento são exemplos de variáveis do tipo data.

Quais os dados que devem ser procesados para a geração de informações?

2.4 - Quais dados devem ser processados para geração de informações?Para o setor de Vendas:Pedido de vendas (lista de produtos, vendedor, valor do produto, quantidade de produto)Para á Gerência:Controle de caixa (valor total de venda)Fornecedor (compra de produtos, pagamento do fornecedor)Folha de Ponto (entrada e saída dos funcionarios)Folha de Pagamento (comissao dos funcionarios, salario dos funcionarios)Almoxarifado:Controle de Estoque (entrada e saída de produtos)2.5 - Quais informações são geradas depois de processados os dados?

O processo de transformação de dados resulta em informações úteis, as quais podem

ser observadas nos relatórios. Escreve que os relatórios advindos do sistema de

informação gerencial incluem relatórios programados, relatório indicador de pontos críticos, relatórios sob solicitação e relatórios de exceção. Os relatórios programados são aqueles produzidos periodicamente, por exemplo, em uma fábrica a produção de um determinado produto pode ser monitorado diariamente. O relatório de pontos críticos é um tipo especial de relatório programado emitido no começo de cada dia, resumindo as atividades do dia anterior.

Os administradores obtêm informações sobre as atividades críticas da empresa possibilitando ações corretivas. Os relatórios sob solicitação são produzidos somente quando o administrador quer saber sobre um item específico, por exemplo, total da venda de um determinado produto. Os relatórios de exceção são parametrizados para informar automaticamente critérios preestabelecidos pela empresa, por exemplo, para se ter um efetivo controle de estoque os administradores parametrizam o sistema para avisar quando determinado produto está com estoque abaixo do mínimo ideal.

Diante deste contexto, conclui-se que os relatórios produzidos pelo sistema de

informação gerencial deveriam ser fornecidos de acordo com a necessidade dos gerentes. Eles podem ser diários, semanais, mensais e apresentar informações de cunho financeiro, administrativo, e contábil.

2.6 - Como estas informações deveriam ser tratadas para que sirvam de base para a implantação de um sistema de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com