TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE HEBRAICA

Artigos Científicos: ARTE HEBRAICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  7.357 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1.Introdução.....................................................................................................................6

2.Religião..........................................................................................................................6

3.Aspectos Culturais........................................................................................................6

4.Arquitetura ...................................................................................................................6

5.Conclusão......................................................................................................................9

Bibliografia.....................................................................................................................10 

1.Introdução

Os Hebreus são conhecidos como israelitas ou judeus. Antepassados do povo judeu, os Hebreus têm uma historia marcada por migração e pelo monoteísmo. Muitas informações sobre a história dos hebreus baseiam-se na interpretação de textos do Antigo Testamento, a primeira parte da Bíblia. O Antigo testamento foi escrito com base na tradição oral dos hebreus. A religião era um fator muito importante e ditava as bases da sociedade. Tinha como característica também moralizar a população. A partir disso, obedeciam a padrões morais muito rígidos e que estavam diretamente ligados a religião. Sua religião, agora diferente de outros povos antigos, é de cunho monoteísta (um só Deus).

2.Religião

Os hebreus foram um dos primeiros povos a cultuar um único Deus, isto é, eram monoteístas. No judaísmo, religião professada pelos hebreus, o único Deus é Javé, cuja imagem não pode ser representada em pinturas ou estátuas. O judaísmo é baseado nos Dez Mandamentos supostamente revelados a Moisés no monte Sinai. Os dois traços característicos da religião dos Hebreus são o monoteísmo e o salvacionismo, ou seja, é a crença na vinda de um Messias ou Salvador para libertar o povo Hebreu. O Judaísmo constitui uma das bases do cristianismo, com o qual o Islamismo formou tríade das religiões universais.

3.Aspectos Culturais

Sobre a cultura criada pelos hebreus, a religião, é sem dúvida o legado mais importante. A escrita e leitura, entre os hebreus, povo de língua semita, surgiu muito cedo através de uma escrita própria. A arqueologia revelou a existência da escrita a partir de meados do segundo milênio a.C. Aos poucos, porém eles foram substituindo, em sua escrita a sua língua original pelo aramaico, que era a língua comercial e diplomática do Oriente, próximo na antiguidade. O alfabeto hebraico atual é uma variedade do aramaico, que juntamente com a língua aramaica tornou-se muito difundido, suplantando os outros alfabetos e línguas semitas.

4.Arquitetura

Os hebreus construíram palácios suntuosíssimos, como os do Salomão e Herodes, e possantes fortificações como, por exemplo, as muralhas do Jerusalém. Mas a grande obra arquitetônica de Israel foi o templo de Jerusalém, ponto em que se concentrou o pensamento religioso dos judeus durante muitos séculos. Construído primeiramente por Salomão, destruído por Nabucodonosor, reconstruído após o exílio da Babilônia sem os esplendores da construção salomônica, atingiu o máximo da magnificência sob Herodes, o Grande, que não poupou esforços para captar a confiança e a simpatia de Seus súditos judeus.

Templo de Jerusalém

A construção desse templo foi iniciada talvez no ano 959 a.e.c durou mais de sete anos. O local escolhido para a construção foi à parte setentrional da colina oriental. O templo propriamente dito compreendia três partes: o vestíbulo, duas salas chamadas respectivamente o Santo e o Santo dos Santos. O vestíbulo media cerca de 1O metros de largura por 5 metros de comprimento; diante do mesmo encontravam-se duas colunas de bronze finamente trabalhadas. O vestíbulo comunicava-se com o Santo; este Segundo compartimento possuía a forma retangular com cerca de 2O metros por 1O; encontravam-se aí o altar dos perfumes, sobre o qual era queimado incenso, a mesa dos pães da proposição e os dez candelabros de ouro cujas lâmpadas ardiam constantemente. O Santo dos Santos era uma sala cúbica medindo cerca de 1O metros por lado. Neste recinto encontrava-se a Área da Aliança com dois gigantescos querubins feitos de madeira revestida de ouro, e com cerca de cinco metros de altura. A ornamentação do interior do templo era riquíssima: paredes e teto estavam revestidos de madeira de cedro e ornados com entalhes de relevo representando querubins, palmas e flores. O pavimento era feito de madeira de cipreste. O ouro estava por toda parte: "E nada havia no templo que não estivesse coberto de ouro; e até cobriu de ouro o altar do oráculo" (3 Reis, 6,22). Junto ao edifício do templo havia construções destinadas aos sacerdotes e levitas em serviço. Dois adros circundavam o templo: o primeiro se estendia diante do vestíbulo e estava reservado aos sacerdotes: no centro desse adro se elevava o altar dos holocaustos; entre o altar e o vestíbulo existia um vasto recipiente chamado mar de bronze que repousava sobre doze touros repartidos em quatro grupos de três; este reservatório servia para as abluções dos sacerdotes. O segundo adro, separado do anterior por um muro, era destinado ao povo e só foi concluído muito mais tarde.

O templo pós-exílio - O segundo templo foi construído após o exílio da Babilônia. Os trabalhos duraram cerca de cinco anos e foram concluídos em 515 a.e.c. Embora tivessem procurado imitar o templo de Salomão, a nova construção ficava muito aquém da antiga, principalmente quanto à suntuosidade.

O templo de Herodes - O templo de pós-exílio foi restaurado e transformado por Herodes, o Grande. A obra de restauração durou de 2O ate 9 a.e.c. Na realidade, até 64 d.e.c. ainda se trabalhava no templo.

As principais fontes para o estudo dessa construção gigantesca que Flávio José chama o edifício mais magnifico que existia sob o sol, são: os escritos do próprio Flávio José, o Talmud e o Novo Testamento. O templo estava formado por um duplo quadrilátero: o primeiro era o adro dos gentios rodeado por uma imensa galeria que a leste tinha o nome de "pórtico de Salomão" e ao sul de "pórtico real". No ângulo noroeste do adro dos gentios, sobre uma rocha, levantava-se ameaçadora a fortaleza Antônia, guarnecida pelos romanos. O adro interno comunicava com o adro dos gentios através de nove portas; esse adro interno estava subdividido em "adro das mulheres" e "adro dos israeIitas" só acessível aos homens. Isolado do adro dos homens por uma balaustrada de mármore, encontrava-se o adro dos sacerdotes, no meio do qual se erguia o enorme altar dos holocaustos, construído de pedras brutas e medindo 25 metros de lado e 8 do altura. Mais acima é que se achava o templo propriamente dito, dividido em três partes: o vestíbulo, o Santo e o Santo dos Santos. No Santo havia o candelabro de sete braços, a mesa dos pães de proposição e o altar de perfumes sobre o qual o sacerdote designado pela sorte vinha cada dia oferecer incenso (Lucas 1,8-1O). Um véu separava o Santo do "Santo dos Santos", local em que outrora se guardava a Arca da Aliança.

O templo do Herodes a todos impressionava pela riqueza e imponência de suas linhas. Flávio José relata-nos: "O exterior dele era maravilhoso para os olhos e para o espirito. O teto estava coberto de folhas do ouro de modo que, ao despontar do sol, parecia de fogo. Ao estrangeiro que vinha de longe o templo se apresentava como uma montanha de neve, por causa dos blocos de mármore do sua construção".

4.Conclusão

Com base no que foi abordado neste trabalho conclui-se que os Hebreus foram uma das primeira civilizações da antiguidade a adotar o monoteísmo, ou seja, adoravam a um só Deus. Eles eram conhecidos também por “israelitas” ou “judeus” e sua religião por sua vez, era conhecida como Canaã, Israel ou Palestina. Eles foram o primeiro povo a afirmar a fé em um único Deus, a quem chamavam de Jeová. Deixaram seus registos em documentos, que atualmente fazem parte da Bíblia Sagrada. Sua religião é chamada de Judaísmo, que influenciou na criação das maiores religiões que existem atualmente: o cristianismo e o islamismo. A sua arquitetura era voltada para a construção de palácios e templos, e não podiam de maneira alguma reproduzir a imagem de seu Deus em qualquer tipo de pintura ou escultura.

BIBLIOGRAFIA

∙ Civilização Hebraica – Rodrigues, Pedro Augusto Rezende –Disponível em: < http:// www. Infoescola. com/ historia/ civilização- hebraica/ > [Acesso em 19 de setembro de 2014].

∙ História dos Hebreus – Sua pesquisa – Disponível em: < http:// www. suapesquisa. com/ hebreus/ > [Acesso em 19 de setembro de 2014].

...

Baixar como  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »