TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ENDEMIAS RECORRENTES NO MUNICÍPIO DE MIRANDA-MS

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.247 Palavras (21 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 21

AS ENDEMIAS RECORRENTES NO MUNICÍPIO DE MIRANDA-MS

Clarissa Canale [1]

Debora Berger Schmidt[2]

RESUMO

O presente trabalho investiga as endemias recorrentes no município de Miranda nos últimos anos. Entre essa, a Dengue, Doença de Chagas; Hanseníase, Tuberculose, Rota vírus, Leishmaniose, AIDS. Pois foi graças ao avanço das investigações científicas e consequentemente da medicina muitas dessas doenças puderam ser controladas. E como bem sabemos as endemias tem sido um grande problema de saúde publica aos vários municípios brasileiros, principalmente com o processo de urbanização. O trabalho foi realizado embasado em uma pesquisa bibliográfica e também numa pesquisa de campo, que foi feita com a aplicação de entrevistas direcionada, aos vários especialistas e atendentes na área de saúde neste município. As informações levantadas foram analisadas para que então de posse destas pudesse produzir este artigo bem como tirar as conclusões que nele constam. Espera-se então que este trabalho possa ser mais um recurso servindo como fonte de informação para orientar atuais e futuras intervenções que se relacione á endemias no Município e Miranda MS.

PALAVRAS-CHAVE: Endemias, Saúde Pública, Prevenção.

_________________________

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como principal finalidade, levantar informações, analisá-las a fim de produzir discussão, comparação entre a realidade local e âmbitos mais amplos como a nível estadual e retirar conclusões sobre o problema de saúde publica das endemias que ocorrem no município de Miranda MS, buscando saber quais as endemias ocorrem, como vem sendo combatidas, quais as medidas preventivas utilizadas pela saúde pública. Busca ainda saber sobre as possíveis epidemias tem ocorrido, então talvez estes resultados possam servir como mais uma ferramenta para orientar atuais e futuras decisões relacionadas a este fato.

É sabido que as endemias tem sido um dos grandes problemas da saúde pública nos vários municípios brasileiros, inclusive em Miranda não é uma exceção neste caso. Apesar das doenças endêmicas preocuparem as pessoas há muito tempo, a quase um século, graças ao avanço das investigações científicas e da medicina, essas doenças quase puderam ser controladas. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2001, p.06).

Por definição, Endemia é uma enfermidade, geralmente infecciosa que reina constantemente um certo país ou região por influência de causa local. E como foi dito antes graças ao surgimento da microbiologia, um ramo da biologia que estuda microorganismos, inclusive os patogênicos que no início do século XX, a saúde pública, no que se refere ao estudo de vetores e causadores de doenças endêmicas conseguiu significativos resultados, e estes levaram ao controle de algumas dessas endemias (BERTOLLI, 1996).

Na época surge então uma nova denominação para doenças das quais o agente causador podia ser transmitido, passou-se então a utilizar o conceito de doenças infecciosas. Neste contexto da descoberta de vários microorganismos patogênicos transmissíveis e de seus respectivos vetores, do controle de várias doenças endêmicas surgem nomes importantes na área de pesquisa sanitarista brasileira como os dos conhecidíssimos Osvaldo Cruz e Carlos Chagas, que em muito contribuíram com seus trabalhos para os bons resultados obtidos no combate as endemias(BERTOLLI, 1996). 

Como consequência destas descobertas a saúde pública brasileira passou a tomar algumas medidas relacionadas ao meio ambiente o qual as pessoas habitavam e convivia entre estas se podem citar a preocupação com a localização para instalação de cemitérios e hospitais, com a drenagem de terrenos. Outra preocupação era com doentes como os leprosos que eram alvos de discriminação tratados como párias na sociedade, pessoas com problemas neurológicos e ou doentes mentais sofriam discriminação (BERTOLLI, 1996).

Hoje se sabe que as transformações demográficas, ambientais e sociais criam condições para o constante surgimento de novas de doenças, e também é claro serve para a emergência de doenças já conhecidas.

Nos dias atuais, no entanto com o reaparecimento de várias endemias e ainda o surgimento de novas, faz-se necessário o fortalecimento de uma rede de vigilância epidemiológica, na qual se incorpore os hospitais de referência para essas doenças. E ainda que unidades hospitalares voltadas para o atendimento pediátrico e de urgências, os laboratórios de saúde pública, centros de saúde e ambulatórios, tenham a capacidade de monitorar os perfis epidemiológicos e suas alterações, detectando prontamente, investigando e adotando medidas eficazes de prevenção e controle (SILVA, 2012).

  1. METODOLOGIA

As etapas definidas para esta investigação buscaram uma metodologia de abordagem qualitativa as técnicas de análise documental, observação direta e entrevista como fontes de evidências para a coleta de dados em conformidade com os objetivos específicos da pesquisa.

A obtenção dos dados, no contexto da saúde pública no município de Miranda MS; mais especificamente sobre as Endemias recorrentes no município, as entrevistas foram encontros informais realizadas no ambiente de trabalho de alguns trabalhadores da área de saúde pública de Miranda, as questões já haviam sido previamente elaboradas, tal ocasião  vem de encontro ao pensamento de André e Ludke que afirmam que a pesquisa realizada no ambiente natural, que é a fonte direta de dados sendo o pesquisador o seu principal instrumento (ANDRÉ; LÜDKE, 1986. Pag. 73).

Ainda a análise documental que foi relativamente extensa das quais foram selecionadas as informações mais relevantes ao que propôs-se este trabalho, facilitou a coleta dos dados uma vez que serviu como base orientadora para as tomadas de decisões.

Então este trabalho foi realizado em duas etapas, a primeira, bibliográfica e documental e a segunda, de levantamentos através de pesquisa de campo.

Na primeira etapa deste trabalho foi feita a leitura e resenha de várias bibliografias relacionada ao tema saúde pública e endemias de modo geral e abrangente, depois foi feita a análise documental sobre as endemias e a saúde pública desta vez sendo mais restrito e especifico ao município de Miranda MS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (278.4 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com