TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS SIMPÁTICAS FOCAS DA ANTÁRTICA

Dissertações: AS SIMPÁTICAS FOCAS DA ANTÁRTICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  402 Visualizações

As simpáticas focas da Antártida

Mamíferos adaptados ao frio e ao ambiente marinho, onde buscam seu alimento, as focas são ótimas nadadoras e algumas podem mergulhar a grandes profundidades. Das 34 espécies existentes no mundo, apenas 6 vivem na Antártida. As focas da região já foram muito perseguidas, por causa de sua pele ou sua gordura, mas hoje as populações estão se recuperando.

Ao contrário das regiões árticas, a Antártida não é habitada por grandes animais terrestres desde a época em que esfriou, há mais de dois milhões de anos. Mas várias espécies de mamíferos, como focas, vivem no continente. Atraentes e simpáticas, as focas passam parte da vida em terra, mas são consideradas animais marinhos, pois dependem diretamente do mar.

As focas têm uma camada de gordura sob a pele, e a grande rede de vasos sanguíneos dessa camada assegura trocas de calor, mantendo a temperatura do corpo tanto na água gelada quanto ao Sol, em terra.

As focas antárticas foram intensamente caçadas no passado, Europeus e Norte-Americanos começaram a explorá-las nas Malvinas, na Georgia do Sul e nas Setlands do Sul. Por mais de dois séculos, dizimaram populações inteiras desses animais em busca do óleo de foca.

Hoje, as focas que habitam áreas a latitudes maiores que 60° Sul estão protegidas por normas internacionais como o Tratado da Antártida, de 1961, e a convenção da Foca Antártica, em vigor desde 1978. A legislação atual prevê ainda uma futura regulamentação de locais de completa proteção das focas da Antártida.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com