TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASS QUIMICA

Artigos Científicos: ASS QUIMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  2.255 Visualizações

Página 1 de 4

1- Proponha outros reagentes para sintetizar a aspirina e outros solventes que poderiam ser utilizados na sua purificação: cloreto de acido, acetato de etila, acetato de sódio (etanol e metanol)

2- Qual é o mecanismo da reação entre o ácido salicílico e o anidrido acético, em meio ácido?

A reação de acetilação do ácidosalicílico ocorre através do ataque nucleofílico do grupo -OH fenólico sobre ocarbono carbonílico do anidrido acético , seguido de eliminação de ácidoacético 3, formado como um sub-produto da reação

3- O H+ atua, na reação de preparação do AAS, como um reagente ou como um catalisador? Justifique sua resposta: Atua como catalisador, pois acelera a reação do anidro acético com o Ácido Salicílico.

4- Qual é a função do "trap" (kitasato) no aparato para filtração a vácuo?

Verificar a presença de umidade nos gases. Tem finalidade de recolher o filtrado, compondo a aparelhagem de filtração a vácuo.

5- Qual o reagente limitante usado nesta experiência? Justifique calculando o número de moles de cada reagente.

1- Ácido Salicílico (C7H6O3) Massa Molar: 138g/mol

2- Anidro Acético (C4H6O3) Massa Molar: 102,1g/mol

3- AAS (C9H8O4) Massa Molar: 180,14g/mol

4- Acido Acético (C2H4O2) Massa Molar: 60,04 g/mol

calculo caderno.

O acido salicílico é o reagente que se encontra presente em menor quantidade, com isso, irá ser consumido em primeiro lugar sendo assim o reagente limitante e o anidro acético o reagente em excesso.

6- Ao purificar um composto por recristalização, é aconselhável esfriar a solução lenta ou rapidamente? É aconselhável esfriar a solução lentamente para que se permita a disposição das moléculas em retículos cristalinos, com formação de cristais grandes e puros.

Explique. Cite outra(s) técnica(s) utilizadas para iniciar a formação de cristais: Resfriamento em banho gelado e fucção com o bastão de vidro na lateral do béquer.

7- Por quê é recomendável utilizar-se apenas uma quantidade mínima de solvente na etapa de recristalização e quais critérios deverão ser levados em consideração para que um solvente possa ser empregado neste processo? Utilizar a menor quantidade possível de solvente para obter cristais maiores e mais puros.

O solvente deve proporcionar uma fácil dissolução da substancia a altas temperaturas, proporcionar pouca solubilidade da substancia a baixas temperaturas, ser quimicamente inerte , não reagir com a substancia , possuir um ponto de ebulição baixo, solubilizar mais as impurezas do que a substancia.

8- Na etapa de filtração a vácuo, os cristais formados são lavados com água gelada. Por quê?

O ácido acetilsalicílico é solúvel em etanol e em água quente, mas pouco solúvel em água fria. A lavagem dos cristais de ácido acetilsalicílico deve ser feita em água fria, pois o aumento da temperatura favorece a solubilização dos cristais. Assim tira impurezas da superfície dos cristais e minimiza perdas durante a lavagem.

9- Três alunos (João, Maria e Ana) formavam uma equipe, na preparação do AAS. Um deles derrubou, acidentalmente, grande quantidade de ácido sulfúrico concentrado no chão do laboratório. Cada um dos três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com