TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL E A INCIDÊNCIA DE SÍFILIS CONGÊNITA: REVISÃO DE LITERATURA

Exames: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL E A INCIDÊNCIA DE SÍFILIS CONGÊNITA: REVISÃO DE LITERATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/1/2014  •  7.316 Palavras (30 Páginas)  •  1.315 Visualizações

Página 1 de 30

Josiane Maria de Soares da Costa

Luiza Vera Matos Braga

RESUMO

A sífilis congênita é um problema de saúde pública por ocasionar complicações para a gestante e seu concepto. O pré-natal pode contribuir para a prevenção a partir do diagnóstico e tratamento adequado. Objetivou-se caracterizar a produção cientifica relacionada com a assistência no pré-natal e a incidência da sífilis congênita. Trata-se de uma revisão de literatura realizada com 12 artigos encontrados na biblioteca virtual de saúde nas bases de dados Lilacs, Scielo e Medline com os descritores: assistência pré-natal e sífilis congênita. Os trabalhos foram selecionados a partir dos critérios de inclusão: artigo de pesquisa completo, disponível eletronicamente, no idioma português, independente da data. E os de exclusão: os artigos repetidos nas bases de dados. Os artigos foram analisados e apresentados em quadros em relação ao título, objetivos do estudo, periódico, ano de publicação e características do estudo. As informações extraídas foram organizadas e discutidas conforme os resultados referentes à assistência ao pré-natal e a redução de casos de sífilis congênita que foram categorizadas em: Ênfase da morbidade e mortalidade perinatal; Perfil das mulheres contaminadas durante a gestação; Importância das ações para melhorar a qualidade do pré-natal; Diagnóstico da sífilis durante o pré-natal e Tratamento da sífilis na gestação. Os resultados apontaram a necessidade de seguir as normas do Ministério da Saúde em relação ao diagnóstico e tratamento. Conclui-se que a realização de capacitação e interdisciplinaridade dos profissionais da saúde torna-se necessário, garantindo uma assistência de pré-natal qualificada de modo a contribuir para a diminuição da incidência da sífilis congênita.

Palavras-chave: Assistência pré-natal. Sífilis congênita. Prevenção de doenças.

1 INTRODUÇÃO

A sífilis é uma doença de evolução crônica sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum, na grande maioria dos casos ocorre por transmissão em relações sexuais desprotegidas; Porém, sua transmissão também pode ocorrer de mãe para o filho durante a gestação, o que se denomina de transmissão vertical da sífilis, resultando na sífilis congênita e seus agravos aos neonatos (ALMEIDA, LINDOLFO, ALCÂNTARA, 2009).

A sífilis congênita é um problema de saúde pública de muita importância por ocorrer complicações para a gestante e seu concepto. Podendo haver abortos, natimortos, recém-nascidos prematuros, infectados pela doença ou assintomáticos. A transmissão vertical pode acontecer em qualquer momento da gestação, porém, quanto mais recente for à infecção maior será o risco de contaminação fetal (SILVA et al, 2010; REGAZZI, BOTINO,2010).

A equipe de enfermagem possui um importante papel na assistência pré-natal captação precoce das gestantes para o inicio do pré-natal, realização de consultas respeitando o número mínimo preconizado pelo Ministério da Saúde de 6 consultas com atenção integral e qualificada e realização de exames laboratoriais (VDRL) na 1ª e 28ª semana de gestação e no momento do parto. É a maneira mais lógica de se eliminar a sífilis materna e suas consequências. (ARAUJO et al, 2006).

O acompanhamento do pré-natal é essencial para a detecção da sífilis e prevenção da sífilis congênita, entretanto, estudos mostram que gestantes tiveram filhos com sífilis congênita mesmo em acompanhamento de pré-natal em razão de não ter realizado o tratamento como o ministério da saúde preconiza ou por falta de tratamento (SILVA et al, 2010).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimasse que meio milhão de crianças nascem com sífilis congênita por ano e meio milhão com sequelas da doença ou mortas. Essa doença tem elevada magnitude no Brasil, mostrando que um dos maiores obstáculos da saúde pública é o controle das doenças sexualmente transmissíveis (GROSSI et al, 2011; MARTINS et al, 2007).

Dentre as consequências da sífilis congênita, destaca-se a sua relação com a mortalidade infantil que pode ser evitada quando houver uma maior sensibilização nas ações de vigilância juntamente com a qualidade do pré-natal e da assistência ao parto como também nas atividades educativas em relação à sífilis (SARACENI, 2005; HARTZ et al ,1996).

Devido ao aumento de casos de sífilis congênita e por ser uma problemática que pode ser identificada durante o pré-natal e tratada evitando a transmissão vertical, é que surgiu o interesse em realizar essa pesquisa partindo do pressuposto que a enfermagem atua diretamente na realização do pré-natal e deve estar capacitada para atuar desde a acolhida destas gestantes, promovendo uma assistência direcionada as necessidades dessas mulheres, realizando atividades educativas sobre doenças sexualmente transmissíveis, suas formas de prevenção e tratamento, tornando-se imprescindível, para que ocorra uma gestação de qualidade.

Portanto, a melhor forma de prevenir à sífilis congênita é a detecção precoce e o tratamento ainda no pré-natal. Pelo fato, da sífilis congênita ser uma doença facilmente prevenível, que apresenta um rastreamento de baixo custo, com a identificação da sífilis materna ainda no pré-natal (ARAUJO et al, 2006).

Uma assistência de qualidade no pré-natal com responsabilidade em prestar cuidado que valorize a vida e o contexto dos serviços de saúde poderá contribuir para a redução dos casos de sífilis congênita. Reconhecendo tal necessidade e destacando o papel da enfermagem na realização do pré-natal é que se enfatiza a capacitação desses profissionais para um melhor acompanhamento e planejamento da assistência, prevenindo a sífilis congênita e promovendo uma gestação de qualidade.

Neste intuito, este estudo poderá contribuir para a construção de novas pesquisas e para o planejamento de uma assistência de enfermagem de qualidade no pré-natal. Pois, tem como objetivo caracterizar a produção cientifica relacionado com a assistência no pré-natal e a incidência da sífilis congênita.

Desta forma, evidencia-se a necessidade de identificar na literatura especializada, os principais desafios para uma assistência de qualidade no pré-natal, buscando refletir sobre as potencialidades e obstáculos, para uma promoção de um cuidado especializado.

2 METODOLOGIA

Tratou-se de uma revisão de literatura que é utilizada para apresentar estudos similares,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com