TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA 3 - desenvoolvimento social

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome Thaís Alves Dos Santos Soares Oliveira

RA 8832389165

Atividade de Autodesenvolvimento

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Introdução

Neste trabalho irei falar sobre a globalização e Outsourcing. O termo Globalização é normalmente utilizado a propósito de um conjunto de transformações socioeconómicas que vêm atravessando as sociedades contemporâneas em todos os cantos do mundo. Tais transformações constituem um conjunto de novas realidades e problemas que parecem implicar acrescidas dificuldades e novos desafios para os trabalhadores e a ação sindical. Considerando que o conhecimento constitui um instrumento fundamental para a intervenção social, este Manual visa suscitar a reflexão e o debate através de uma iniciação fundamentada às principais questões que a Globalização suscita. Sem respostas milagrosas, nem receitas acabadas, procuraremos contrariar visões derrotistas, ajudando a trilhar e a consolidar caminhos e alternativas. Este Manual procura: Conhecer as principais dinâmicas socioeconómicas do mundo atual; Compreender as questões chave e os conceitos implicados no debate sobre a Globalização; Identificar as principais dimensões da Globalização e conhecer a sua origem e os seus contornos; Colocar e discutir a realidade nacional no contexto da Globalização; Colocar e discutir as questões do trabalho e dos trabalhadores no contexto da Globalização; Identificar as mudanças que a Globalização acarreta para a atividade sindical; Conhecer e discutir dificuldades, refletindo sobre modos e estratégias para as ultrapassar: Identificar novos desafios.

O Outsourcing é atualmente uma grande tendência no mundo corporativo que consiste na terceirização dos recursos de TI da sua empresa com serviços de valor agregado. Uma organização pode optar por usar uma empresa de terceirização de mudar suas práticas de trabalho, para aumentar a eficiência e a eficácia de uma parte de sua operação organizações ou pode ser para aumentar os recursos em que parte da operação que levaria ao aumento da produção e saída.

Descrição das definições de globalização

Podemos dizer que globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através disso, as pessoas, os governos e as empresas, trocam ideias e realizam as transações financeiras e comerciais e distribuem aspectos naturais pelo o mundo.

O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

Alguns historiadores afirmam que a globalização teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e descobertas Marítimas. Segundo eles, o homem europeu entrou em contato com os povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Mas a Globalização confirmou-se no final do século XX, após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, ganhou força na década de 1970 e assim impulsionou o processo de globalização econômica. Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite...

Uma outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas, produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo. Para facilitar as relações econômicas, as instituições financeiras (bancos, casas de câmbio, financeiras) criaram um sistema rápido e eficiente para favorecer a transferência de capital e comercialização de ações em nível mundial. Investimentos, pagamentos e transferências bancárias, podem ser feitos em questões de segundos através da Internet ou de telefone celular.

Hong Kong, Taiwan, Cingapura e Coreia do Sul são países que souberam usufruir dos benefícios da globalização. Investiram muito em tecnologia e educação nas décadas de 1980 e 1990. Como resultado, conseguiram baratear custos de produção e agregar tecnologias aos produtos. Atualmente, são grandes exportadores e apresentam ótimos índices de desenvolvimento econômico e social.

Definição de outsourcing

Outsourcing (em inglês, ‘Out’ significa ‘fora’ e ‘source’ ou ‘sourcing’ significa fonte) designa a ação que existe por parte de uma organização em obter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com