TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA - TTé

Artigo: AVA - TTé. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

Assinale a alternativa abaixo que discrimina a ordem correta das etapas de desenvolvimento propostas por Rostow:

Escolher uma resposta.

a. Sociedade tradicional; pré-requisitos para o arranco; arranco; crescimento autossustentável; idade do consumo de massa.

b. Idade do consumo de massa; pré-requisitos para o arranco; arranco; crescimento autossustentável, sociedade tradicional.

c. Crescimento autossustentável, idade do consumo de massa; sociedade tradicional; pré-requisitos para o arranco; arranco.

d. Idade do consumo de massa; sociedade tradicional; pré-requisitos para o arranco; arranco; crescimento autossustentável.

e. Crescimento autossustentável; sociedade tradicional; idade do consumo de massa; pré-requisitos para o arranco; arranco.

Comentário resposta errada: Não foi desta vez! Volte ao resumo e ao capítulo 1 e faça uma nova leitura sobre a teoria de Rostow.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question 2

Notas: 1

Qual das frases abaixo define corretamente subdesenvolvimento?

Escolher uma resposta.

a. Situação superior do sistema político de um país em relação aos padrões das nações agrárias do mundo.

b. Situação inferior do sistema econômico-social de um país em relação aos padrões econômicos das nações industrializadas.

c. Situação inferior do sistema político de um país em relação aos padrões das nações agrárias do mundo.

d. Situação superior do sistema econômico-social de um país em relação aos padrões econômicos das nações industrializadas.

e. Situação inferior do sistema econômico-social de um país em relação aos padrões econômicos das nações agrárias do mundo.

Resposta correta: Situação inferior do sistema econômico-social de um país em relação aos padrões econômicos das nações industrializadas.

Comentário resposta correta: O subdesenvolvimento é uma forma de comparar as condições das nações em termos de industrialização, crescimento econômico e bem-estar social. As nações subdesenvolvidas são atrasadas. Não se deve pensar apenas na agricultura, nos serviços ou no sistema político como indicadores de subdesenvolvimento. As nações subdesenvolvidas estão, em sua maioria, na América Latina,

Ásia e África.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

As quatro frases abaixo estão relacionadas ao índice de Gini de alguns países estudados nesta aula-tema. Faça uma leitura cuidadosa e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) I. O país com a pior distribuição de renda do mundo em 2000 era Serra Leoa, com índice de Gini 62,9.

( ) II. O país com a melhor distribuição de renda do mundo é a Noruega, cujo índice de Gini é 25,8.

( ) III. A China melhorou a sua distribuição de renda, pois seu índice de Gini saiu de 40,3 em 1995 para 44,7 em 2000.

( ) IV. A Rússia piorou a sua distribuição de renda, pois seu índice de Gini passou de 48,7 em 1995 para 31 em 2000.

Agora assinale a alternativa correta.

Escolher uma resposta.

a. F, F, V, V.

b. V, V, F, F.

c. V, F, V, F.

d. V, F, F, V.

e. F, V, V, F.

Resposta correta:V, V, F, F.

Comentário sobre a resposta correta: As frases I e II são corretas. As frases III e IV trazem o dados do indice de Gini corretos, mas as afirmações sobre a evolução da distribuição de renda está invertida. A Rússia melhorou a sua distribuição de renda e a China teve piora.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Leia as frases a seguir sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa que descreve corretamente que frases são verdadeiras e quais são falsas, seguindo a ordem das frases.

( )

I. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbub ul Haq, com a colaboração de Amartya Sen, com a finalidade de medir o crescimento da população dos países.

( )

II. Trata-se de um índice que considera o Produto Interno Bruto per capita (PIB per capta ou renda per capta), a expectativa de vida e a educação como fatores importantes para entender o nível de desenvolvimento humano de um país.

( )

III. Deve-se mencionar que o IDH inclui indicadores importantes, como o respeito pelos direitos humanos, a democracia e a desigualdade socioeconômica.

( )

IV. O IDH varia de 0 (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (pleno desenvolvimento humano).

( )

V. Países com IDH de até 0,499 são de baixo desenvolvimento humano. De 0,5 até 0,799, de médio desenvolvimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com