TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ava

Trabalho Universitário: Trabalho Ava. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2013  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Página 1 de 2

Tenho um amigo que é biólogo e sempre me enche o saco com a expressão "Não queime suas ATPs" vá de táxi, não use a escada e por ai vai. Uma espécie de "Lei do menor esforço".

Ele diz que tem a ver com a queima antecipada das proteínas.

Sempre explicou, mas sempre foi difícil para mim.

Alguém consegue me explicar esse negócio de ATPs de forma simples?

Obrigado.

ATP, Adenosina tri-fosfato, é a unidade energética do seu corpo. Todo processo que necessita de utilização de energia, utiliza a energia contida nesta molécula.

As células possuem pequenas reservas de ATP, mas quando este começa a acabar, você produz mais, através da oxidação ("queima") de glicose, aminoácidos e gorduras.

Portanto, para obter energia para as atividades do corpo humano, você se alimenta, digere, e cria ATPs, tanto por vias aeróbicas (na presença de oxigênio), quanto anaeróbicas (ausência de oxigênio)

Fonte(s):

Aulas de bioquímica

4 anos atrás Denuncie

0% 0 Votos

John Doe

ATP é o mesmo que adenosina trí-fosfato. Ou seja uma molécula de adenosina e mais três moléculas de fosfato (inorgânico, vale lembrar). O ATP é de onde tudo em seu corpo retira a energia para funcionar.

Na verdade é na quebra das ligações das moléculas de fosfato presentes no ATP que a energia, que mantém as células funcionando, é obtida.

Espero ter ajudado

Fonte(s):

Aulas de bioquímica, Bioquímica Básica (Marzocco)

4 anos atrás Denuncie

40% 2 Votos

Morena Curiosa

ATPs Olha só : Durante a glicólise, forma-se um composto intermediário chamado ácido pirúvico, que será convertido num aldeído (etanAl). Poteriormente, o etanAl será convertido em etanOl gerano ATP. Creio queeste teu amigo te deve uma esplicação pergunte teu professor de biologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com