TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adaptaçao celuar

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 4

Adaptação celular

                   Adaptação celular é a capacidade da célula de se adaptar a alterações no seu meio ambiente e sobreviver em condições adversas. Resultando em alterações adaptativas estruturais, onde ocorre alteração no padrão normal de crescimento, como: Alteração no tamanho da célula tem-se a hipotrofia e hipertrofia. Na alteração do número de células, tem-se a hipoplasia e hiperplasia. E na alteração no número de células e na diferenciação celular, tem-se a metaplasia.

                   A hipotrofia, consiste na redução do tamanho celular resultante da perda de proteínas e outros materiais celulares (assim como de organelas),podendo levar a atrofia ou diminuição do órgão quando um número suficiente de células está envolvido. Pode ser fisiológica ou patológica. A fisiológica é comum durante as fases iniciais do desenvolvimento. A patológica depende da causa, podendo ser localizada ou generalizada; como por exemplo, o desuso, compressão, obstrução vascular. Já a hipertrofia, é o aumento dos constituintes estruturais e das funções celulares. É uma adaptação de células e órgãos frente a maior exigência de trabalho. Ela pode ser fisiológica e patológica também. A fisiológica acontece como fenômenos programados e tem como exemplo a hipertrofia da musculatura uterina durante a gravidez. A patológica não é programada e aparece em consequência de estímulos variados como exemplo pode ser citado a hipertrofia do miocárdio. Quando há sobrecarga do coração por obstáculo ao fluxo sanguíneo ou do volume do sangue.

                   A hipoplasia, é a diminuição da população celular de um tecido, de um órgão ou de parte do corpo. Com isso, a região afetada é menor e menos pesada que o normal. Mas conserva o padrão arquitetural básico. Ela pode ser, fisiológica e patológica. A hipoplasia fisiológica mais comum é a involução to timo a partir da puberdade e de gônadas no climatério. A patológica de maior interesse é a de medula óssea, provocadas por agentes tóxicos ou por infecções, resultando em anemias hipoplásicas. As hipoplasias patológicas podem ser reversíveis. Já a hiperplasia, é o aumento do númro d céuluas de um órgão ou da parte dele, por aumento da proliferação, ou por diminuição da apoptose, e só acontece em órgãos que contém células com capacidade replicativa. A capacidade de proliferação hiperplásica é controlada, tem limites e conservam os mecanismos de controle da divisão celular, e é um processo reversível, onde se o estímulo é eliminado a população celular, volta ao normal.Ela também é dividida em fisiológica e patológica. A fisiológica, tem como exemplo é a de hiperplasia compensatória, como a que acontece no rim, após nefrectomia ou lesões graves do outro rim. Na  patológica, os exemplos mais conhecidos são de hiperplasia secundária a hiperestimulação hormonal. Quando existe hiperfunção da hipósife. As hiperplasias patológicas são consideradas potencialmente neoplásicas.

                   A metaplasia, é a mudança de um tecido adulto epitelial ou mesenquimal, em outro da  mesma linhagem. Porém tipo de epitélio se transforma em outro epitélio, mas um epitélio não se modifica em tecido mesenquimal. Um exemplo de metaplasia é a do epitélio colunar do trato respiratório que passa a ser do tipo escamoso quando submetido cronicamente a irritação pela fumaça do cigarro. Provocando esta substituição a perda de secreção, que um mecanismo protetor do trato respiratório. A displasia é uma condição adquirida caracterizada por alterações da proliferação e da diferenciação celular acompanhadas de redução na maturação das células que pode apresentar algumas atipias celulares e arquiteturais. A atipia mais importante em displasias é a cariomegalia, resultante de alterações no teor de DNA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com