TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agroecologia

Trabalho Universitário: Agroecologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  986 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade 2

1- Pesquise (com agricultores tradicionais, na internet, livros, extensionistas/técnicos da sua região (e.g., IDAM) as técnicas de recuperação de solo/recuperação de áreas degradadas, ou melhor, das alternativas para evitar a degradação dos solos. Discorra sobre adubação verde – suas vantagens, forma de manejo e exemplos de espécies.

Para a recuperação de solos degradados necessita-se:

-Correção da degradação, no sentido de estabelecer o equilíbrio dos processos do meio físico;

-Trabalhos de manutenção, de modo a evitar a reativação destes processos e a consequente anulação das medidas corretivas.

Técnicas de recuperação de áreas degradadas;

Revegetação: desde a fixação localizada de espécies vegetais (herbáceas ou arbóreas), até reflorestamentos extensivos;

Tecnologias Geotécnicas: execução de obras de engenharia (com ou sem estruturas de contenção e retenção), incluindo as hidráulicas, que visam a estabilidade física do ambiente;

Remediação: execução de métodos de tratamentos predominantemente químicos (ou biológicos) destinados a eliminar, neutralizar, imobilizar, confinar ou transformar elementos ou substâncias contaminantes presentes, atingindo a estabilidade química do ambiente.

2- O que são adubos orgânicos? Quais suas principais vantagens no tocante as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo? Quais as vantagens em relação aos adubos sintéticos (“químicos”) – use as mesmas fontes sugeridas na questão 1 para enriquecer sua resposta, além das aulas.

Os adubos orgânicos são aqueles formados por matérias de origem animal e vegetal, como: esterco, farinha, bagaços, cascas e restos de vegetais decompostos ou ainda em estagio de decomposição. Esses materiais sofrem decomposição e podem ser produzidos pelo homem por meio de compostagem. Uma das vantagens dos adubos orgânicos é que com a compostagem reciclam-se resíduos sólidos municipais urbanos de origem orgânica. Também é possível reciclar tais resíduos dispostos conjuntamente com lodo gerado em estações de tratamento de esgotos domésticos, minimizando, assim, o lixo produzido. Além disso, ainda há diminuição da quantidade de restos orgânicos (que são depositados nos rios) e dos chorumes ( que infiltram o solo atingindo as águas subterrâneas. A vantagem é que os adubos orgânicos não possuem compostos químicos que podem ser prejudicial a nossa saúde .

3- Qual a relação da agroecologia com uso de adubos orgânicos? Comente exemplifique.

4- Pesquise (na internet, livros) - o que são biofertilizantes, seus usos/aplicações e busque receitas/modos de preparo e sugira adaptações com ingredientes existentes na sua região (insumos da própria propriedade e/ou dos vizinhos).

A biodigestão gera um subproduto referido como “biofertilizantes”. Os biofertilizantes é considerado um produto final de toda reação, e não somente um subproduto de grande importância para a agricultura. Em geral possui alta concentração de nitrogênio e baixa concentração de carbono, fatores provenientes da biodigestão ocorrida dentro do biodigestor. O biodigestor libera carbono nos elementos de CO2 e CH4, propiciando a geração de uns biofertilizantes rica em nutrientes. Uma das principais vantagens do uso de biofertilizantes na agricultura é o baixo custo. Os biofertilizantes não geram problemas referentes à salinização do solo e muito menos níveis de desestruturação como ocorre com o uso de fertilizantes químicos. Auxiliam na autossuficiência da propriedade rural gerando uma produção mais saudável e propicia ao manejo agroecológico da área produtiva. Os biofertilizantes (também referidos como fertilizantes orgânicos) auxiliam na manutenção do equilíbrio nutricional das plantas, maior defesa nelas perante às pragas, pois o biofertilizantes propicia uma maior formação de proteínas e menos aminoácidos solúveis. Outra positiva consequência em seu uso está na produtividade das culturas que, conjuntamente, oferece alimentos mais saudáveis com menor nível de aditivo químico e respeito ao meio ambiente. Em geral, os biofertilizantes são compostos bioativos, formados a partir de resíduos finais de fermentação de compostos orgânicos com células vivas, bactérias, leveduras, algas e fungos filamentosos. Também apresenta metabólitos e quelatos organo-minerais. A produção de biofertilizantes nos biodigestores envolve a fermentação aeróbica e anaeróbica da matéria orgânica. Os compostos são ricos em enzimas, antibióticos, vitaminas, toxinas, fenóis, ésteres e ácidos. Não há uma única fórmula padrão para a produção de biofertilizantes, há vários níveis de pesquisas e compostos sendo utilizados para fins específicos. No mundo, a China e a Índia são os maiores produtores de biofertilizantes e biogás (gás metano CH4).

Biofertilizante Agrobio

Para a produção de 500 litros do Agrobio, são necessários:

• 200 litros de água,

• 100 litros de esterco fresco bovino,

• 20 litros de leite de vaca ou soro de leite

• 3 kg de melaço.

Misturar bem e deixar fermentar por uma semana em uma bombona ou caixa d'água de plástico com tampa, com capacidade de 500 l.

A esse caldo nutritivo, nas sete semanas subsequentes, são acrescentados, semanalmente, e em sequência, os seguintes ingredientes previamente dissolvidos em água:

• 430 g de bórax ou ácido bórico,

• 570 g de cinza de lenha,

• 850 g de cloreto de cálcio,

• 43 g de sulfato ferroso,

• 60 g de farinha de osso,

• 60 g de farinha de carne,

• 143 g de termofosfato silício-magnesiano,

• 1,5 kg de melaço • 30 g de molibdato de sódio,

• 30 g de sulfato de cobalto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com