TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agência de Água O que é, O Que Faz e Como Funciona

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.776 Palavras (16 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 16

A importância da Educação Ambiental como instrumento de manutenção de variadas espécies de morcegos, que possuem essencial papel no ecossistema como polinizadores e dispersores de sementes.

DE MEDEIROS, Maria Helena Vicente¹

Pós-Graduanda em Educação Ambiental – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro

BARBOSA, Kargean Vianna²

Professor Especialista em Docência do Ensino Superior - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Guarus

RESUMO: Devido à grande exploração dos recursos naturais em atuais tempos existe a preocupação com o meio ambiente e seu futuro incerto. Um dos meios naturais de manutenção do meio ambiente é a polinização e dispersão de sementes. Esses recursos permitem que a biodiversidade dos ecossistemas se conserve e se expanda, além de permitir que o homem tenha acesso à alimentação através da agricultura. Diversos são os agentes que possibilitam esse processo e fazem com que o ciclo da vida se mantenha. Um dos agentes mais importantes são os bióticos, realizados pelos animais e insetos, porém, a presença do homem no habitat natural desses seres e a exploração dos seus ecossistemas, faz o risco de extinção ou migração de espécies seja eminente. Os morcegos são considerados essenciais para que haja a polinização e dispersão de sementes, porém a enorme desinformação das pessoas que acreditam que esse animal consome apenas sangue, faz com que eles sejam alvos de caça ilegal. Comprovou-se no presente artigo a importância dos morcegos para a manutenção dos ecossistemas, e mostrou-se a sua eficiência no processo de polinização e dispersão de sementes, além de enfatizar a questão da ampla necessidade da disseminação de informação sobre estes animais através da educação ambiental popular, para que não haja a sua extinção.

Palavras Chaves: Polinizadores, Morcegos, Dispersores de sementes; Educação Ambiental.

1 Pós-Graduanda em Educação Ambiental -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes / RJ mhvicente1@gmail.com 

² Professor Especialista em Docência do Ensino Superior - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Guarus – Campos dos Goytacazes / RJ

kargean@gmail.com


The importance of Environmental Education as an instrument for the maintenance of various species of bats, which have an essential role in the ecosystem as pollinators and seed dispersers.

ABSTRACT: Due to the great exploitation of natural resources in current times there is concern about the environment and its uncertain future. Ways are sought to reduce environmental impacts due to anthropogenic action. One of the natural means of maintaining the environment is the pollination and dispersion of seeds. These resources allow the biodiversity of ecosystems to be conserved and expanded, as well as allowing man access to food through agriculture. Many are the agents that enable this process and keep the life cycle. One of the most important agents is the biotic, performed by animals and insects, but the presence of humans in the natural habitat of these beings and the exploitation of their ecosystems, makes the risk of extinction or migration of species is eminent. Bats are considered essential for pollination and dispersal of seeds, but the huge misinformation of people who believe that the animal consumes only blood, which is not true, makes them the target of illegal hunting. The importance of bats for the maintenance of ecosystems was verified through of this article, showing their efficiency in the process of pollination and dispersion of seeds, in addition to emphasizing the issue of the widespread need for popular environmental education in relation to them so that there is no extinction.

Key-Words: Pollinators; Bats; Seed dispersal; Environmental Education.


  1. Introdução

O presente artigo tem como objetivo principal trazer uma revisão de trabalhos já escritos, visando reunir o entendimento de vários autores sobre o tema: polinizadores e dispersores de sementes. Primeiramente, de maneira geral e suscita, e posteriormente passar informações claras e objetivas entre o relacionamento morcegos e plantas, sendo enfatizado seu papel de polinizador, que é de vital importância para algumas espécies vegetais e também para desmistificar o medo cultural persistente em algumas pessoas com relação aos morcegos e seus hábitos alimentares.

  1. Desenvolvimento

        A polinização é considerada um dos mecanismos de maior importância na manutenção e na promoção da biodiversidade (MMA, 1999). Segundo (DE ANDRADE ROCHA, 2013) entende-se por polinização a transferência dos grãos de pólen das anteras (parte do aparelho reprodutor masculino das plantas) de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino das plantas) da mesma flor ou de outra flor da mesma espécie. As anteras são conhecidas por serem os órgãos masculinos da flor sendo seu pólen conhecido como o gameta masculino. Para que haja a formação de sementes e frutos é fundamental que os grãos de pólen fecundem os óvulos do aparelho reprodutor feminino. Quando essa transferência de pólen ocorre na mesma planta, é chamada de autopolinização já quando é feita de uma flor para outra, chama-se de polinização cruzada. Em outras palavras, a polinização é a forma que as plantas encontraram para trocar com efetividade sua carga genética e assim se reproduzirem. Para tanto esse processo não é completo sem um agente polinizador. A transferência de pólen pode ser através de fatores bióticos, ou seja, com o auxílio de seres vivos, ou abióticos, através de fatores ambientais, como o vento (Anemofilia), água (Hidrofilia) e através dos morcegos (Quiropterofilia), como um exemplo de representação do fator biótico. Porém, nem todos os animais que procuram as recompensas atuam como polinizadores efetivos, sendo muitos visitantes apenas aproveitadores, que roubam a recompensa sem exibir um comportamento adequado para realizar uma polinização eficiente (DE ANDRADE ROCHA, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (278.6 Kb)   docx (338.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com