TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algumas Características Das Imagens Contemporâneas

Exames: Algumas Características Das Imagens Contemporâneas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 4

A noção de imagem vem desde tempos remotos, desde os primeiros desenhos nas cavernas, desenhos que serviam para a comunicação, que possuíam um sentido que ia desde o dia a dia do homem pré-histórico às suas relações com a religião e a magia.

A criação de imagens e de propostas visuais pelos artistas de diversas épocas foi, aos poucos, sofrendo transformações no modo descritivo, devido às novas tecnologias e aos novos métodos científicos.

A imagem é infinita. Refletir sobre ela poderá ser a grande chance das novas leituras imagísticas da arte e da tecnologia para o século XXI.

O mundo é representado cada vez mais pelas imagens, que nos cercam e nos constituem. Elas constituem vários estilos, gerando uma visualidade nova, inclusivista,mistura de idéias e representações visuais do contemporâneo pós-moderno,que tudo inclui e nada exclui.A busca da liberdade na construção e na criação das imagens não obedece cegamente as regras propostas por escolas e movimentos,como foi na modernidade,mas caminha em outras direções,unindo conhecimento e imaginário.

Quando tratamos de imagem contemporânea, devemos entender que vários tipos de imagens coexistem, tais como as da mídia, a fotografia, a pintura, o desenho, a gravura, a litografia, as imagens de computador, todos os meios de expressão visual. Tanto imagens fixas quanto imagens animadas. Pode-se falar em imagem como imagem da mídia, que se liga diretamente à televisão e à publicidade, pode-se falar em imagens do inconsciente, imagens de quadros, imagens de satélites e outras tantas, mas pensarmos em apenas uma imagem, como a da mídia, seria uma simplificação que prejudicaria a compreensão do assunto como um todo, prejudicaria o que chamamos de imagem contemporânea, que na verdade consiste num misto de diferentes imagens que constituem o nosso cotidiano pós-moderno.

As atuais tecnologias do imaginário, como a televisão, cinema digital, DVD, e outras inúmeras novas imagéticas computacionais, que se desenvolveram rapidamente nas ultimas décadas, vem estimulando a poética do imaginário, em que pese a racionalidade dos procedimentos desses meios de comunicação. As imagens mentais, o sonho etc. são como a representação mental do que vemos, ou visualizamos, isso pode ser exemplificado com o fato de os sonhos darem a sensação de que são como filmes. A metafísica dá lugar á ironia e ao popular nas imagens do contemporâneo.O imaginário cultural se manifesta em fantasias e manifestações mitopoiéticas.

O ponto cetra do pós-modernismo é a realidade vista como uma construção social que combina as representações dos meios de comunicação com os da cultura e das artes populares e ainda agrega a vivencia particular de cada sujeito. A realidade compartilhada é aquela oferecida pela mídia e pela cultura, mas ela costuma ser apresentada em varias versões. A aparência é o que se destaca cada vez mais, tornando o design, a embalagem, a publicidade, enfim, a imagem de um produto, serviço ou evento extremamente sedutores.

É possível observar que as imagens pós-modernas estão recuperando valores como a inclusividade,a emoção,os estereótipos e símbolos históricos,o ecletismo,a ironia,o jogo,a relatividade das interpretações e a participação ativa do espectador na produção de sentido das suas representações.Atualmente se valorizam certas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com