TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Humana No Ensino médio

Artigos Científicos: Anatomia Humana No Ensino médio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 METODOLOGIA 5

2 ATIVIDADE PROPOSTA 7

3 QUESTIONÁRIO 8

4 DISCUSSÃO 10

5 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇÃO

Nosso organismo, como o dos demais seres vivos, estabelece relações diversas com o ambiente. Uma das funções que tornam o ser humano capaz de interagir com o ambiente em que vive é a locomoção. Pense na quantidade de movimentos que você realiza todos os dias, desde a hora em que você acorda até o momento em que vai dormir novamente.

Muitas pessoas não se dão conta de que tudo que fazemos é o nosso corpo, e tudo que constitui o nosso esqueleto humano que é responsável, e como não temos essa matéria chamada Anatomia Humana em evidencia no ensino médio, pouco conhecemos e nos interessamos sobre o assunto.

A chegada à faculdade na área da saúde deixa o aluno um pouco assustado, pelo fato de logo no inicio das aulas de anatomia já ter que saber e entender todos os ossos do esqueleto humano.

A aula de anatomia é maior novidade do curso, ver peças anatômicas, cadáveres, ossos de verdade. Saber cada nome, cada cavidade.

E devido aos nomes anatômicos não serem comuns, faz com que a experiência para alguns alunos seja bem traumática no inicio. Alguns desistem por não se identificarem com a matéria e outros simplesmente se encontram no lugar certo, apesar de toda a dificuldade.

Devido a essa conclusão, porque não ter aulas de anatomia básicas para alunos no ensino médio? Em especial para os alunos do primeiro ano do ensino médio. Já que estes logo precisarão escolher uma área para prestar o vestibular.

O plano de aula de anatomia para o ensino médio vai fazer com que o aluno aprenda uma pouco sobre o seu corpo e ainda pode fazer com que ele se interesse pela área da saúde. E se este ingressar para a área da saúde vai entrar na faculdade um passo na frente, devido ao fato de tudo que o professor falar não ser mais tanta novidade. Claro que as aulas de anatomia dadas no ensino médio serão a nível básico, como ossos dos membros superiores e alguns ossos do crânio. E seria ainda melhor com a ajuda de alguns exemplos de acidentes domésticos. Faria com que facilitasse o entendimento e acrescentaria aos estudantes algumas doenças que algum conhecido sempre possui.

O aprendizado nunca é demais, e conhecer melhor o seu próprio corpo é muito bom, é incrivelmente enriquecedor, é deslumbrante conhecer como tudo funciona por dentro, a perfeição em como todos os órgãos e células funcionam em conjunto. O corpo humano é uma maquina perfeita, só precisamos cuidar dele como qualquer outra “maquina”, para que continue funcionando perfeitamente.

E para cuidarmos bem, é preciso conhecer cada estrutura, entender como elas funcionam, e com esses estudos melhorar e reabilitar movimentos de pessoas com doenças ou alterações anatômicas.

1- METODOLOGIA

A aula de anatomia para o ensino médio poderia ter a mesma metodologia do ensino superior, com peças anatômicas e cadáveres, seria de um aprendizado enorme e com certeza faria o aluno sentir maior interesse pelo aprendizado. Só que essa não é a realidade das escolas brasileiras, devido ao estilo econômico da cidade, mesmo em Ubatuba não seria possível ter laboratórios de anatomia em escolas particulares e obviamente as publicas também não conseguiria ter.

Foi decidido então usar a metodologia transversal. Uma aula de forma simples e objetiva, de uma forma que qualquer escola consiga dar a aula. Devido aos instrumentos usados na aula serem uma cópia do esqueleto humano e a boa vontade do professor em querer ensinar. Já que o ensino no Brasil está cada vez mais precário, e objetivo desse plano de aula, é um dia ser aplicado em todas as escolas que possuem o ensino médio.

Esta aula foi aplicada na Cooperativa Educacional de Ubatuba, para alunos do primeiro ano do ensino médio de 14 e 15 anos. No período máximo de uma hora de aula.

No inicio da aula passamos uma impressão de um esqueleto para todos os alunos e foi pedido para que eles escrevessem o nome das partes desenhadas, foi dado um tempo de 10 minutos para que eles pensassem e colocasse no papel o que sabiam. Depois de terem preenchido foi pedido que escrevesse seus nomes no papel e devolvessem.

Então começamos a aula falando sobre o esqueleto, que este era divido em duas partes, o esqueleto Axial e o esqueleto Apendicular. Citamos que o esqueleto Axial é composto pelo crânio, coluna vertebral e caixa torácica. Que a palavra axial pode significar eixo, sendo então todos os ossos no centro do corpo.

O esqueleto Apendicular que vem de “pendurado”, aquilo que está pendurado no eixo, no esqueleto axial, que são os membros superiores e os membros inferiores.

Então começamos pelo esqueleto axial, foi mostrado o crânio, e que ele é divido em algumas partes, citamos apenas o ossos faciais: Frontal, Zigomatico, Maxilar, Mandibular, Nasal e Orbita. Contamos a eles que é no crânio que acontecem o Trauma Craniano Encefálico, e que acontece muito no futebol, devido ao uso das “cabeçadas” entre os jogadores e algumas vezes nas traves. Infelizmente acidentes que tem ocorrido cada vez mais nos jogos ultimamente.

Descemos um pouco para a coluna vertebral onde os maiores traumas são devido a acidentes automobilísticos causado pela imprudência dos motoristas e mergulho em água rasa.

Que a caixa torácica e o osso do esterno servem para proteger os nossos órgãos vitais que são o coração e pulmão.

No braço, em anatomia mais conhecido como membros superiores têm o úmero, rádio, ulna e nas mãos os ossos do carpo, metacarpo e falanges que dão o movimento aos dedos. Que são neles que ultimamente tem dado muita tendinite do polegar, devido ao uso excessivo de celulares, movimentos repetitivos.

Membros inferiores têm o fêmur, a patela, conhecida pelos leigos como joelho e a tíbia e fíbula, e nos pés os ossos do tarso, metatarso e falanges.

Como curiosidade foi falada que em uma torção no pé o uso do gelo é necessário somente nas primeiras 24 horas, que depois disso o melhor seria usar bolsa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com