TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia humana

Projeto de pesquisa: Anatomia humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.454 Palavras (14 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 14

Anatomia Humana

Aluno: Mateus Tavares

Serie/Turma: 1º F

Professor: Rodrigo

Disciplina: Educação Física

Índice

Introduçao..............................................................................................04

Sistema Respiratorio............................................................................05

Sistema Circulatorio.............................................................................07

Sistema Nervoso...................................................................................11

Conclusao..............................................................................................18

Bibliografia............................................................................................1

Introdução

O corpo humano é constituído por diversas estruturas e sistemas com funções bem definidas e que funcionado como um todo. Cada sistema tem a sua função. Dentro do corpo humano existem sistemas capazes de regular as funções vitais do organismo. Eles se inter-relacionam e estão ligados à realização de diversas atividades do ser humano. Vários processos químicos acontecem no interior do corpo e, com eles, podemos nos prevenir e regular os sistemas dos riscos à saúde ou danos físicos.

Sistema Respiratório

Tem como objetivo fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório. O sistema respiratório também esta envolvido com a vocalização. Ele é composto por nariz, cavidade do nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões.

Nariz e Cavidades do nariz:

As fossas nasais são duas cavidades por onde o ar entra no sistema respiratório. São separadas por uma cartilagem chamada cartilagem do septo, formando o septo nasal. Os pêlos no interior do nariz retêm as partículas que entram junto com o ar. O teto da cavidade nasal possui células com função olfativa. Nesta região, a mucosa é bem irrigada e aquece o ar inalado.

Faringe

A faringe e um tubo que pertence tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestório. Através das coanas esta ligada com a cavidade do nariz e através das fauces, com a boca. Liga-se com o ouvido médio pelas tubas auditivas. Liga-se também com a laringe e com o esôfago. Antes de ir para a laringe, o ar inspirado pelo nariz passa pela faringe.

Laringe

É um órgão curto que conecta a faringe com a traqueia. Tem três funções: Atua como passagem para o ar durante a respiração; Produz som, ou seja, a voz; Impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como a traqueia). A laringe é uma estrutura triangular constituída principalmente de cartilagens, músculos e ligamentos.

Traqueia

É um tubo que suas paredes sfão reforçadas por uma série de anéis de cartilagem que impedem que as paredes se colapsem. A traqueia se divide em dois na sua parte inferior, criando os brônquios.

Pulmão

Os brônquios penetram no pulmão através do hilo. Esses brônquios ramificam-se várias vezes, originando os bronquíolos, que penetram no lóbulo pulmonar e ramificam-se, formando os bronquíolos terminais, que originam os bronquíolos respiratórios, que termina nos alvéolos pulmonares. Os pulmões possuem consistência esponjosa, que está relacionada com a quantidade de sacos alveolares. O formato do pulmão lembra um cone e é revestido por uma membrana dupla serosa chamada pleura. Os dois pulmões são separados pelo mediastino, local onde está o coração, o esôfago, timo, artérias, veias e parte da traqueia. O diafragma é um músculo situado abaixo do pulmão, e é onde ele se apóia. Separa o tórax do abdome e está relacionado com os movimentos da respiração.

Brônquios Os brônquios principais fazem a ligação da traqueia com os pulmões. A traqueia e os brônquios extrapulmonares são constituídos de anéis incompletos de cartilagem hialina, tecido fibroso, fibras musculares, mucosa e glândulas os brônquios principais contém anéis de cartilagem incompletos. Os brônquios principais entram nos pulmões na região chamada HILO. Os brônquios dividem-se respectivamente em tubos cada vez menores denominados bronquíolos. As paredes dos bronquíolos contém músculo liso e não possuem cartilagem.

Sistema Circulatório

Coração palpitando, vasos pulsando, sangue vazando de um ferimento – o sistema circulatório tem profundo impacto sobre nossa consciência. Cada parte do corpo depende de um fluxo estável do sangue que dá vida. A mais vital das bombas, o coração, é quase totalmente muscular e, se maltratado, pode enfraquecer-se e degenerar, comprometendo seu próprio suprimento sanguíneo. Distúrbios do coração e da circulação são geralmente aqueles causados por abuso e excesso: tabagismo; excesso de alimentos, que leva à obesidade, e pouco exercício físico, dando ao conjunto do sistema uma falta de proposito na vida.

É dividido em sistema cardiovascular e sistema linfático. O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O coração é a bomba propulsora do sangue e os vasos sanguíneos são as vias de transporte. O sistema linfático é composto de órgãos e vasos que participam da defesa do organismo contra doenças.

Circulação Pulmonar

É o caminho que o sangue percorre do coração aos pulmões, e dos pulmões ao coração. Assim, o sangue venoso é bombeado do ventrículo direito para a artéria pulmonar que se ramifica de maneira que uma segue para o pulmão direito e outra para o pulmão esquerdo. Já nos pulmões, o sangue presente nos capilares dos alvéolos libera o gás carbônico e absorve o gás oxigênio. Por fim, o sangue arterial (oxigenado) é levado dos pulmões ao coração, através das veias pulmonares, que se conectam no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com