TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia-portfólio

Abstract: Anatomia-portfólio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Abstract  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 3

NELSON FALCÃO NETO-1130468

Educação Física Bacharelado

ANATOMIA-PORTFÓLIO

Julio Cesar Takehara

Centro Universitário Claretiano

FEIRA DE SANTANA

2014

1-A posição anatômica é uma posição de referência, que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição nas partes e regiões do corpo. As discussões sobre o corpo, o modo como se movimenta sua postura ou a relação entre uma e outra área assumem que o corpo como um todo está numa posição específica chamada posição anatômica. O corpo está numa postura ereta com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para frente. A cabeça e pés também estão apontados para frente e o olhar para o horizonte.

2- Os movimentos que ocorrem no plano sargital são: flexão, extensão, hiperextensão, dorsiflexão e flexão plantar. Já os do plano frontal são: adução, abdução, flexão lateral, elevação, flexão radial e ulnar. Rotação medial e lateral, eversão e inversão, supinação e pronação, abdução e adução horizontal, ocorrem no plano transverso. A circundação, que combina flexão e extensão, adução e abdução em uma articulação, ocorrem no plano diagonal.

3-O ombro é formado por três articulações: Esternoclavicular, Acromioclavicular e Glenoumeral.

Tipo de tecido interposto:

Nas junturas sinoviais não existe tecido interposto, mas sim a sinóvia.

Articulação móvel, do tipo sinovial. Na articulação esternoclavicular: anatomicamente sela / funcionalmente esferóide (enartrose). Na articulação acromioclavicular: plana. Na articulação glenoumeral: esferoide.

Superfícies articulares: Cavidade glenóide, Cabeça úmero, Debrum glenoideu, Faceta acromial, Faceta clavicular, Faceta esternal, Faceta articular para a clavícula.

Grau de liberdade de movimento:

Amplitude de movimento de 180º na flexão e abdução.

No plano sagital: flexão, extensão e hiperextensão; no plano frontal: abdução e adução; no plano transverso: rotação medial e rotação lateral; abdução horizontal e adução horizontal e circundação (movimento combinatório que inclui a adução, extensão, abdução, flexão e rotação).

Os Ligamentos são: Ligamento Esterno clavicular Anterior, Esterno clavicular Posterior, Interclavicular, Costoclavicular, Acrômioclavicular, Coracoclavicular, Coracoacromial, Transverso Superior, Córaco-umeral, Glenoumerais: Ligamento Glenoumeral Superior, Glenoumeral Médio, Glenoumeral Inferior e Ligamento Transverso do Úmero.

O cotovelo Possui três articulações: úmero-ulnar, úmero-radial e rádio-ulnar proximal. Nas junturas sinoviais não existe tecido interposto. Articulação móvel, do tipo sinovial.Na articulação úmero-ulnar: tipo gínglimo. (Na articulação úmero-radial: tipo esferóide). Na articulação rádio-ulnar proximal: tipo trocoide.

Superfícies articulares: Côndilo umeral, cavidade glenoide do Rádio, tróclea umeral, Grande Cavidade sigmóide do Cúbito, Contorno Cabeça Rádio, Pequena Cavidade SigmoideGrau de liberdade de movimento: Amplitude de movimento de flexão/extensão, no eixo transversal. Ligamentos: Colateral Ulnar, Colateral Radial, Anular, Quadrado.

A articulação do punho é formada pelas articulações radio-ulnar distal e rádio-cárpica. Tipo de tecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com