TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Arqueologia E Sua área De ação, Para A Pesquisa E Construção Do Conhecimento Histórico

Monografias: A Importância Da Arqueologia E Sua área De ação, Para A Pesquisa E Construção Do Conhecimento Histórico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2013  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  1.447 Visualizações

Página 1 de 2

A arqueologia vem do grego, onde arqué significa antigo e logos significa discurso depois estudo ou ciência. Trata se de uma a disciplina científica interdisciplinar desde sua essência, que estuda as culturas bem como os modos de vida mais arcaicos, buscando suas fundamentações por meio da análise de vestígios materiais que evidenciam e comprovam tradições remotas a fim de compreender a cultura dos povos antigos, através de suas heranças históricas, as quais podem ser caracterizadas por monumentos ou objetos.

Considerando o homem um ser social que por meio do seu trabalho e interação com o mundo produz cultura, e ao desenvolver essa ação cria instantaneamente e naturalmente vestígios que servem de substrato para investigação da arqueologia. Para isso não importa o tamanho da ação ou criação, pois por mínima que seja qualquer uma, o homem cria evidências que permeiam os interesses de estudo cientifico da arqueologia, como por exemplo: as relações e estruturas sociais que estabelece;cultos, deuses e religião que seguem; bases econômicas das quais tiram seu sustento; arte, tecnologia e visão de mundo que produzem e se apropriam; tipos relações que estabelece com outros grupos; época em que viveram e a relação que tiveram com o meio ambiente.

E pela dificuldade no trabalho de escavação, laboratorial e até mesmo conclusões na analise de materiais que se decompuseram ao longo dos anos como couro, osso, madeira, é de suma importância que todos os dados coletados pelo arqueólogo sejam divididos e estudados concomitantemente por outros profissionais (biólogos, botânicos, geógrafos, antropólogos, cartógrafos, físicos, museólogos, historiadores...) oferecendo legitimidade aos resultados alcançados e tornando os documentos científicos. Desta forma a arqueologia ao dar luz a esses conhecimentos produz saberes que nos permite investigar a evolução humana e animal ao longo da sua trajetória no planeta terra, e nos permite apropriar disso para refletir e agir na nossa própria história atual, em outras palavras, arrisco dizer, que a arqueologia visa a evolução do homem contemporâneo por meio do conhecimento da sua história.

Referências Bibliográficas

FRÉDÉRIC, L. Manual Prático de Arqueologia. Coimbra: Livraria Almeida,

1982.

GASPAR, M. Sambaqui: Arqueologia do Litoral Brasileiro. Rio de Janeiro:

Zahar, 2000

MOBERG, A. C. Introdução à Arqueologia. Lisboa: Edições 70, 1985.

RAHTZ, P. Convite à Arqueologia. Rio de Janeiro: Imago, 1989.

SANTOS, J. L. O que é cultura. São Paulo. Brasiliense, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com