TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A área De Marketing Para O Administrador

Trabalho Escolar: A área De Marketing Para O Administrador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2012  •  3.372 Palavras (14 Páginas)  •  1.321 Visualizações

Página 1 de 14

TEMA: A área de Marketing para o Administrador

TÍTULO: MARKETING CORPORATIVO. ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE: ESFERA ESTAMPARIA DE FERRO DE AÇO LTDA.

1. JUSTIFICATIVA

O marketing se tornou indispensável para a permanência das empresas no mercado, investir em Marketing hoje é tão necessário como investir em outras áreas da empresa como vendas, produção, logística, etc, contudo, deve-se enxergar o Marketing como parte da administração, como um todo, e não apenas um departamento em separado, pois, ele é parte integrante da empresa.

Antigamente não havia tanta concorrência, a demanda era menor que a oferta, não havendo assim a necessidade de esforço de marketing nas empresas. Hoje, o cenário retrata o oposto, a oferta se estendeu em função da abertura de novos mercados, para uma demanda muito menor do que antigamente, e, para manterem-se de pé as empresas necessitam estruturar seu Marketing, caso contrário, sofrerão perda significativa de mercado.

2. INTRODUÇÃO

A Globalização vem trazendo constantes mudanças em várias áreas do mercado, uma delas, senão a principal, é o Marketing. Palavra de origem americana, o marketing chegou ao Brasil há pouco mais de meio século, hoje é confundido erroneamente com propaganda por alguns, sua essência é na verdade a identificação de oportunidade de mercado, o que gera resultados ao contribuir para o aumento da produtividade e consequentemente trazem rentabilidade para as organizações.

O que o Marketing tem de tão mágico que o todo o mundo se baseia nele ao falar do sucesso em tantas áreas distintas? O marketing hoje está presente no vocabulário de políticos, empresários, médicos, apresentadores de televisão, locutores, etc. Existem os mais variados tipos de marketing, o marketing pessoal, o marketing empresarial, o marketing social, o endomarketing, o telemarketing, entre outros tantos.

O foco deste trabalho é analisar a importância do marketing corporativo na década atual, já que a concorrência e a busca por mercado crescem de forma surpreendente, para isto, faz-se necessário compreender o que é, como, onde surgiu, e de qual forma o Marketing deve ser aplicado nas organizações para se obter esse resultado satisfatório tão esperado.

Nas próximas páginas se contemplará, além disto, a comparação do desempenho da empresa estudada antes e depois do esforço de marketing, e ainda a contextualização entre marketing e sustentabilidade, assunto de tanta relevância atual. Valerá a pena? Resposta apenas nas páginas seguintes.

3. OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Analisar a importância do marketing corporativo década atual, já que a concorrência e a busca por mercado crescem de forma surpreendente.

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

01) Identificar as principais ferramentas do marketing corporativo utilizadas para se obter o sucesso da organização.

02) Analisar o desenvolvimento da empresa estudada após a intensificação dos investimentos em marketing.

03) Contextualizar marketing e sustentabilidade

4. METODOLOGIA DA PESQUISA

O trabalho a ser realizado tem caráter qualitativo, uma vez que a interpretação do resultado será fruto da especulação e percepção do caso estudado, trata-se de uma empresa de grande porte do setor de indústria de ferro. Para que a compreensão da realidade se dê através deste estudo é necessário considerar o papel do marketing corporativo nos dias atuais, levando-se em conta fatores internos e externos à organização, sobretudo a globalização, que tem trazido novos hábitos de consumo com a abertura dos mercados fazendo o individuo agir de acordo com a proposta do mercado sem que ele perceba que vai sendo conquistado. Quanto aos fins pode-se definir esta pesquisa como descritiva e explicativa, pois, será realizado um estudo a cerca das principais ferramentas do marketing corporativo, descrevendo suas características e explanando as perspectivas no que se refere à sustentação de que o marketing.

atualmente é indispensável para o sucesso das organizações. Quanto aos meios, foram feitas pesquisas bibliográficas com fontes primárias e secundárias, onde foram utilizadas algumas obras de autores que tratam o assunto proposto de forma inteligível e compreensível. No estudo de caso serão coletados dados pertinentes para bom entendimento do marketing corporativo da empresa em questão, analisando seus resultados antes e depois de instalados os esforços em marketing e também sua relação com a questão social voltada para a sustentabilidade.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Deseja-se realizar um trabalho científico a cerca da importância do Marketing corporativo na atual década já que a concorrência e a busca por mercado crescem de forma surpreendente. Mas o que exatamente é Marketing? O Marketing está relacionado a conceitos centrais como necessidades, desejos, demandas, produtos, serviços, valor, custo, satisfação, troca, entre outros.

Dentre inúmeras definições, pode-se citar: “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor comum com outros”. KOTLER, Philip (1998).

Kotler menciona sobre as necessidades, desejos e demandas como itens de primeira necessidade dos seres humanos, de acordo com ele as pessoas necessitam de alimentos, ar, água, vestuário e abrigo para sobreviver. Mas é importante ressaltar a diferença entre necessidades, desejos e demandas. “Necessidade humana é o estado de privação de alguma satisfação básica” KOTLER, Philip (1998). “Desejos são carências por satisfações específicas para atender às necessidades” KOTLER, Philip (1998). “Demandas são desejos por produtos específicos, respaldados pela habilidade e disposição de compra-los” KOTLER, Philip (1998).

Os produtos e serviços são bens tangíveis e intangíveis respectivamente que satisfazem as necessidades e desejos das pessoas, ainda de acordo com Kotler, um produto é algo que pode ser oferecido para satisfazer uma necessidade ou desejo.

Tantas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com