TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica Sore A música Tempo Perdido Da Anda Legião Urana

Dissertações: Análise Crítica Sore A música Tempo Perdido Da Anda Legião Urana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  4.381 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DE UM PRODUTO DA CULTURA BRASILEIRA.

ANÁLISE DA MUSICA “TEMPO PERDIDO”

Introdução

Abaixo segue uma analise crítica sobre a música “Tempo Perdido”, do ano de 1986, no álbum “Temos todo tempo do mundo”, interpretada pela banda Legião Urbana e de autoria do cantor, compositor e poeta Renato Russo.

Análise

Na primeira estrofe o autor repassa uma enorme angústia sobre o tempo que perdemos para resolver pequenos problemas do nosso cotidiano. Porém ele tenta afastar esse sentimento, fazendo alusão de dias melhores e uma vida longa que teremos pela frente.

Na Segunda estrofe percebemos que o autor está repetindo a idéia da primeira, reafirmando que devemos esquecer o dia que foi mal aproveitado. Mas ele se contradiz em relação a primeira estrofe, com relação a questão da disposição do tempo.

Acredito que para entendermos a terceira estrofe, teríamos que compreender um pouco do sentimento e a intenção do autor ao escrever esta letra.

O autor inicia com uma comparação de suor sagrado com sangue amargo, dando ao primeiro as características de se belo, puro, sério e selvagem. E neste momento utiliza-se o pronome “nosso”, afirmando a idéia de parceria, de não estar só.

A impressão que a frase suor sagrado passa, pode ser o esforço que os seres humanos fazem para não voltar a se aquele homem primitivo, movido apenas por seus instintos primitivos.

Na expressão sangue amargo condiz que o ser humano pode ser destrutivo desde sua origem até seu fim. Por isso, segundo o autor é louvável esse esforço que o ser humano faz para não se destrutivo.

Percebemos na quarta estrofe, a necessidade da letra ter um pouco de romantismo.

O autor já deu a entender que não está sozinho e agora confirma tal impressão. Ele tenta mostrar a outra pessoa que nesse momento ainda há esperança de evitar que esses seus instintos destrutivos consiga destruir os seus dias ou vidas, mostrando a presença da esperança, que seria o sol, surgindo num caos total, que é expresso pela manhã, a cinza e a tempestade.

Na quinta estrofe, ainda que o autor assinale várias vezes a importância da esperança em um caos vivido por certo momento, ele apresenta-se medroso com esse caos. E confia na pessoa amada, a segurança que ele espera sentir no futuro. Essa relação seria para ele um refugio.

Agora no sexto parágrafo, com o medo já superado, o autor se mostra desconfiado. Ele faz surgir à idéia de que aqueles que fizeram surgir o caos, se esquivam de suas responsabilidades. Então, o autor se encoraja mais uma vez, exclamando que: “somos jovens”, tendo disponibilidade de tempo para fazer que os dias sejam melhores.

Conclusão

Essa interpretação foi totalmente literal, feita por parte, da letra da música. Como essa analise tem como objetivo principal compreender a letra, devido o momento que o autor vivia naquela época quando escreve a música, eu acredito que o CAOS que ele tanto fala, seria a Ditadura Militar que dominava o nosso país naquela época.

E o texto, a esperança que o Autor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com