TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Semiótica Do Filme Meia Noite Em Paris

Trabalho Universitário: Análise Semiótica Do Filme Meia Noite Em Paris. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  1.197 Visualizações

Página 1 de 8

Análise de Semiótica do filme Meia noite em Paris

1. A Primeiridade (impacto, emoção, tons, matizes, etc.)

1.1 Como é a primeiridade no filme?

a) Pense nas cores: há apenas um tipo?

Não há apenas um tipo, mas sim tons semelhantes. Notamos a presença predominante de cores quentes, como a cor amarela, verde e cores derivadas, como por exemplo, bege. Cores estas que dão a impressão de imagens antigas, com um cenário mais histórico.

b) Pense nos ruídos: como o filme estabelece a oposição visual como impacto? (personagens, cores, locais, natureza, etc.);

No filme, assim como as cores, a música, uma melodia parisiense do século passado contrasta com as imagens de Paris atual, como o Rio Sena, o museu do Louvre, dentre outros aspectos representados, já sendo uma secundidade.

c) Aponte os qualisignos (como o signo aparece), os ícones (as qualidades dos signos) e as remas (as possibilidades no filme).

Qualisigno: são as cores e os sons presentes;

Ícones: as imagens ali presentes, representando o que realmente são. Os sons também, pois representam a época em que foram compostos. Além disso, são elementos do passado se contrapondo com os atuais.

Remas: o pensamento de que o filme todo se passaria apenas em Paris antiga com um ar romântico.

2. A Secundidade (reação, individuação, singularidade, relação, análise)

a) Como esses elementos tornam-se individuados?

- Como são combinados?

- À medida em que analisa, vá mostrando o significado de cada um no filme.

Eles se tornam individuados na medida em que olhamos isoladamente cada elemento, como por exemplo, a família de Inez que representa a cultura americana como um todo.

A partir do momento em que passamos a atribuir relação entre os elementos, entendemos a proposta do filme, que é contrastar os valores da cultura americana com a francesa, além de realçar as diferenças entre as épocas citadas (atual, século XX e Belle Époque)

b) Comente os elementos individuados (sinsignos), os índices (remetem ao universo de que fazem parte) e os dicentes (mostre a relação entre os signos e o filme (analise)).

Os sinsignos são os elementos vistos isoladamente, cada imagem. Como por exemplo, as imagens dos prédios, dos monumentos históricos, pessoas, carros, árvores, dentre todas as outras imagens que aparecem. Além dos sons, ao serem percebidos por suas melodias, hora mais animadas, dramáticas, melancólicas, entre outras.

Os índices são os elementos que remetem ao universo de que fazem parte, como os vários artistas, do século XX e da Belle Époque, que remetem ao valor artístico de cada época. Além disso, o carro em que Gil “entra” para viajar através do tempo, remete à época em que o protagonista fantasiosamente se destina. O relógio que toca sempre à meia noite também é índice de mudança, transformação.

Por fim, os dicentes que seriam a análise de como o autor relaciona os elementos no filme. Ele contrapõe o moderno e o antigo, a cultura americanizada e a francesa, através do modo de se vestir, agir e dos cenários; com isso, o autor propõe uma reflexão de qual cenário teria mais valor, provando, depois, que a Belle Époque era uma época em que se tinha mais inspiração e produção artística do que as seguintes.

3. A Terceiridade (pensamento,convenções, argumentos; acontece quando o signo torna-se mediação, por meio de convenção)

a) Observe como são as convenções no filme: os legisignos;

Os legisignos estão presentes nas vestimentas das personagens, nas decorações dos ambientes, no comportamento e no vocabulário dos atores, além de toda as outras imagens que somos capazes de entender através de convenções já impostas.

b) Indique os signos que se fazem símbolos (representam algo geral);

Alguns signos que se fazem símbolos estão presentes no cenário do filme, como a Torre Eiffel, o Rio Sena, os Cafés, o LE BRISTOL SERÁ?( não me lembro o nome do café á que a Dulce me falou), o Palácio de Versalles que simbolizam a cidade. Já os carros antigos que aparecem à meia noite são símbolos da época representada, bem como os bares frequentados por Gil quando “viaja no tempo”. O relógio que toca a meia-noite é símbolo de mudança, da passagem de uma época para a outra.

( se vocês pensarem em outro pontos, podem colocar)

c) Mostre o que o filme quer provar com o enredo ou narrativa.

O autor a partir do enredo/narrativa proposto quer causar no público uma reflexão. Ele quer provar qual das épocas ali mostradas tem um maior valor histórico, e a partir da conclusão chegada, o autor ainda nos faz refletir se atualmente não falta em nossa sociedade e cultura um pouco de todo aquele valor sociocultural ali representado.

4. O que oferece a beleza ao filme?

a) As sensações, emoções ou as convenções? Justifique.

Todos esse três aspectos juntos se completam de modo a oferecer beleza ao filme. De um lado, todo o enredo passa sensações importantes para quem assiste a esta produção cinematográfica, sensações de relembrar ou apreciar determinada época no passado, sensação do que é real ou fantasia no filme, sensação de reflexão sobre a sociedade atual, dentre muitas outras que cada pessoa possa vir a sentir. Temos também as emoções que podemos viver ao imaginarmos toda a história, ou inclusive queremos vivê-la, como por exemplo, todo o dilema de Gil entre sua esposa Inez e a jovem Adriana do século XX, ou então, entre viver no século XX na França, na França atualmente, ou voltar para seu país, os Estados Unidos da América, dentre muitas outras situações que nos causem emoções. Além é claro de toda a emoção e sentimentalismo romântico que o filme já traz, por toda a convenção romântica que tem a cidade de Paris.

Por fim, as convenções que são essenciais para que se tenha um bom filme, pois através delas, entendemos o fato da família de Inez representar toda a cultura americana, além de sabermos de todo o ar romântico e histórico francês, como já dito acima. E essas convenções são importantes, pois é a partir delas que se dá o ponto principal do filme,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com