TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicações das reações redox na area da saude

Pesquisas Acadêmicas: Aplicações das reações redox na area da saude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  2.235 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

1 Introdução 4

2 REAÇÕES QUÍMICAS 5

2.1 Reagente 5

2.1.1 Produto 5

2.2 Equações químicas 5

2.3 Índice e coeficiente 5

2.4 Principais tipos de reações químicas 6

3 Reação de oxirredução 6

3.1 Conceito 6

As reações de oxirredução (também conhecido como reação redox ) são as reações de transferência de elétrons. Esta transferência se produz entre um conjunto de espécies químicas, um oxidante e um redutor (uma formar reduzida e uma forma oxidada respectivamente). 6

3.1.1 Definição de oxidação e redução 6

3.2 Numero de Oxidação 7

3.3 Agente oxidante e agente redutor 7

4 APLICAÇÕES DAS REAÇÕES REDOX NA AREA DA SAUDE 8

4.1 Indústrias alimentares 8

4.1.1 Industrias de cosméticos 8

Conclusão 9

1 Introdução

As reações redox são reações que ocorrem quando há transferência de elétrons entre os compostos envolvidos. Para que esta aconteça é necessário que uma das substâncias “ceda” elétrons, se oxidando, enquanto a outra “receberá” estes, se reduzindo.

Em uma reação redox, o composto que perderá elétrons é denominado agente redutor, uma vez que proporciona a diminuição do nox do outro, já o agente oxidante é o que ocasiona o aumento do nox do primeiro composto.

2 REAÇÕES QUÍMICAS

Como já dizia Lavoisier na ‘’natureza nada se perde tudo se transforma’’, é Só olhar em nossa volta tudo esta ocorrendo transformações, o oxigênio que entra em nosso corpo e nutri as celulas e que devolve em forma de gás carbônico, quando queimamos papel liberamos fumaça, o próprio fogo é uma transformação.

São essa transformações que chamamos de reações químicas , onde há uma interação entre molecula, partículas , íons ,onde há uma ligação ou quebra de ligação para que haja novas substâncias. Ou seja , é um fenômeno onde os átomos permanecem intactos. Durante as reações, as moléculas iniciais são "desmontadas" e os seus átomos são reaproveitados para "montar" novas moléculas.

Muitas das reações ou quase todas existe uma evidência macroscópica, que por meio de algum tipo de transformação como, por exemplo, o aumento de calor, uma mudança na coloração, o desprendimento de um gás.

Essas reações são dadas como equações químicas.

2.1 Reagente

É a etapa inicial onde um ou mais reagentes são ‘’ misturados ‘’ para obtenção de outra substância

2.1.1 Produto

É a etapa final, depois que houve a reação química onde as moléculas de desprendem para formar outra substância, elas se reúnem para formar outra. No exemplo acima temos nitrato de chumbo ( Pb(NO3)2 ) mais iodeto de

potássio (KI) que são reagentes dando origem a dois produtos Iodeto de chumbo ( PbI2) mais nitrato de potássio ( KNO3 ).

Há também algumas abreviações e números onde colocamos na reação para identifica-las.

como por exemplo:

2Al(OH)3 + 3 H2SO4 Al2 (SO4)3 + 6 H2O

2.2 Equações químicas

São representações universais usadas pelos químicos para descrever as reações, são símbolos definidos que usamos para fazer de forma escrita essas reações.

Pb(NO3)2 (aq) + 2KI PbI2 (s) + 2KNO3 (aq)

Reagente Produto

2.3 Índice e coeficiente

Indice é Numero que vai sub escrito no lado direito da molécula onde indica que para formar uma molécula de tal substância foram necessários um numero de átomos para formação da mesma. No exemplo são dois átomos de Hidrogênio para formar uma molécula de Hidrogênio (H) E um átomo de enxofre (S) mais quatro átomos de oxigênio (O) para formar o sulfato (SO4)

Coeficiente é o numero que fica a esquerda da equação onde ele indica a quantidade da molécula necessária para formar outra, sendo que em uma reação tem que existir uma coesão que chamamos de balanço estequiométrico. No exemplo os coeficientes são 2 3 1 6.

Onde é necessário 2 moléculas de Hidróxido de alumino (2Al(OH)3 ) para a reação a cima (obs: o 1 não e necessário aparecer )

Há outras abreviaturas que podemos colocar na equação que identificam o que ocorre nela ou o que estamos usando, Ex: sólidos , líquidos , ou gases se á liberação de calor etc...

∆ - calor aq – aquoso ( em água) cat – catalisador λ – energia luminosa ↑ - desprendimento de gás ↓ - precipitação de um sólido

(s) – sólido (l) – líquido (g) – gasoso

NaHCO3 (S) + HCL (L) NaCl (aq) + CO2 (g) ↑ + H2O (l)

2.4 Principais tipos de reações químicas

Sintese ou adição é a reação onde duas ou mais substâncias reagem para se transformar em uma.

Exemplos: C + O2 → CO2CaO + H2O → Ca(OH)2

Analise ou decomposição, éa reação onde uma substância se divide em duas ou mais substâncias de estrutura mais simples.

Exemplos: 2AgBr → 2Ag + Br2 2Cu(NO3)2 → 2CuO + 4NO2 + O2

simples troca ou deslocamento

é a reação onde uma substância simples troca de lugar com um elemento de uma substância composta, se transformando em uma nova substância simples.

Exemplos: Zn + H2SO4 → ZnSO4 + H2 Fe + CuSO4 → FeSO4 + Cu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com