TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AULA TEMA: O Projeto De Pesquisa Na área Da Saúde Coletiva: As Finalidades E A Estrutura De Um Projeto De Pesquisa. Projeto Piloto. Aspectos éticos Da Pesquisa.

Ensaios: PLANO DE AULA TEMA: O Projeto De Pesquisa Na área Da Saúde Coletiva: As Finalidades E A Estrutura De Um Projeto De Pesquisa. Projeto Piloto. Aspectos éticos Da Pesquisa.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2014  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PINHEIRO CURSO DE MEDICINA PROFESSORA Me. ELENA STEINHORST DAMASCENO DATA: 12/12/2013

PLANO DE AULA

TEMA: O projeto de pesquisa na área da saúde coletiva: as finalidades e a estrutura de um projeto de pesquisa. Projeto Piloto. Aspectos éticos da Pesquisa.

OBJETIVO GERAL

Compreender a importância, a finalidade, a estrutura e as etapas que envolvem um projeto de pesquisa em Saúde Coletiva para, ao final da aula, o aluno ser capaz de identificar a estrutura de um projeto e aplicar os conhecimentos adquiridos propondo um tema de pesquisa na área.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Entender a finalidade e reconhecer a estrutura do projeto de pesquisa em Saúde Coletiva para, posteriormente, ser capaz de estruturar seu próprio projeto de pesquisa;

Definir o Projeto Piloto e sua aplicabilidade na Pesquisa em Saúde Coletiva;

Analisar os aspectos éticos da pesquisa, especialmente na pesquisa em seres humanos, identificando os requisitos necessários e trâmites nos comitês de ética. METODOLOGIA Aula expositiva dialogada, na perspectiva de focalizar os conhecimentos pertinentes ao tema.

PROCEDIMENTOS 1. Breve revisão sobre os tipos de pesquisa em saúde. 2. Aula expositiva dialogada sobre as especificidades e finalidades do projeto de pesquisa em saúde coletiva – definições de projeto de pesquisa, abordagem em pesquisa biomédica e pesquisa social. 3. Demonstração de tabela contendo os componentes que estruturam o projeto de pesquisa em Saúde Coletiva e as perguntas guia. 4. O que é um projeto piloto e qual sua importância na pesquisa em saúde coletiva. 5. O que são os aspectos éticos na pesquisa em Saúde Coletiva e qual sua importância. Quais os princípios da legislação, os requisitos, as etapas e os trâmites nos comitês de ética.

RECURSOS Utilização de slides (no software Power-Point) com síntese das

2

DIDÁTICOS informações sobre o tema da aula. Apresentação em Datashow. AVALIAÇÃO Os alunos serão avaliados quanto à sua participação, devendo, ao final, fazer o exercício de propor um tema de pesquisa em Saúde Coletiva, a ser apresentado e discutido na próxima aula.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 ANDRADE, M. M. de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 158p. 10 ed.

 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Como elaborar projetos de pesquisa para o PPSUS: guia / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Ciência e Tecnologia. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. 76 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)

 MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

 MINAYO, M. C. de S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2008. 407 p.

 RUDIO, F. V. Introdução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com