TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Alternativa

Exames: Arte Alternativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 8

Ponte Octávio Farias

A Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira é uma ponte estaiada localizada na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, Brasil. A ponte, que faz parte do Complexo Viário Real Parque, é formada por duas pistas estaiadas em curvas independentes de 60º que cruzam o rio Pinheiros, no bairro do Brooklin, sendo a única ponte estaiada do mundo com duas pistas em curva conectadas a um mesmo mastro. Foi inaugurada em 10 de maio de 2008, após três anos de construção, e hoje é considerada uma das principais atrações turísticas da cidade.

Viaduto do Chá

Foi o primeiro viaduto de São Paulo. Tem esse nome porque havia nas proximidades uma extensa plantação de chá da Índia. Com estrutura metálica vinda da Alemanha, o viaduto foi inaugurado com uma grande festa em 1892. Liga a rua Direita (Centro Velho) com a rua do Chá, atual rua Barão de Itapetininga (Centro Novo).

Em 1938, o velho viaduto com assoalho de madeira foi demolido, dando lugar a outro de concreto armado, com o dobro de largura. Durante muitos anos o Viaduto do Chá foi o principal cartão postal da cidade.

Viaduto Santa Efigênia

O objetivo era facilitar o trânsito dos carros e carruagens que enfrentavam a difícil ladeira da Avenida São João, além de melhorar o trânsito dos bondes que subiam a Rua São bento e a Rua XV de Novembro, e que contariam, a partir de então, com uma ligação mais eficiente entre os dois lados do Anhangabaú.. Atualmente, o viaduto serve exclusivamente como área de passagem para pedestres.

Seus gradis são um testemunho da belle époque, com destaque para o estilo art nouveau, embora já não sejam tão rebuscados. Em 1978, teve sua estrutura totalmente recuperada pela EMURB e uma escada metálica que dá acesso ao Vale do Anhangabaú foi acrescentada. Com estrutura pintada de ocre, arcos multicoloridos e uma iluminação noturna que destaca suas linhas, esta obra marca, ao lado do Viaduto do Chá, a paisagem do vale.

Grafites em São Paulo

O centro da cidade de São Paulo ganha mais vida com o grafite nas ruas do centro – Grafite SP – grafites em São Paulo, SP. Neste último domingo, dia 12 de Agosto de 2012, um muro localizado próximo à Avenida 23 de Maio, no Centro de São Paulo, teve o cinza do concreto coberto por grafite. O grafite SP – Grafites em São Paulo, foi realizado por jovens grafiteiros do Grupo Opni (Objetos Pixadores Não Identificados), da Zona Leste, em um projeto em parceria com a Coordenadoria da Juventude, da Prefeitura.

Outros muros foram grafitados em comemoração ao Dia da Juventude. Com este projeto, a cidade ganha mais vida e alguns locais do centro da capital como Avenida Paulista, Rua da Consolação, Rua Amauri, etc. também já estão pintados com o colorido do grafite.

A produção feita na Avenida Paulista pode ser encontrada na altura do número 581. Já o grafite SP – Grafites em São Paulo da Rua da Consolação está localizado no número 2.000. E o enorme desenho da Rua Amauri ainda está sendo produzido, com finalização marcada até o último dia do mês, e fica no número 2.881. As obras ficarão expostas até julho de 2013.

Arte Alternativa

Feira da Liberdade

A Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade, popularmente conhecida por “Feirinha da Liberdade”, foi aberta há 33 anos atrás, mas continua atraindo visitantes de todas localidades. Quem a visita usufrui momentos agradáveis, relaxantes, divertidos e entra em contato com a cultura do Oriente. O público freqüentador é composto por jovens, crianças, idosos. Pessoas de várias regiões do país e exterior comparecem para apreciar e consumir o que de melhor é oferecido. Pelo o que pesquisamos da feira, não há um número exato do público. A feira faz parte do projeto Viva Liberdade, que surgiu em outubro de 2001, através de uma parceria entre a Prefeitura, o Sebrae, a Associação Comercial de São Paulo, a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Hoje, a praça se encontrar em plena reforma. Uma das técnicas interessantes utilizadas pelos expositores para conquistar o comprador é a explicação sobre o que está sendo vendido. Eles explicam o que é o objeto, sua representação, história, funcionamento e como ele poderá ser útil na vida das pessoas.

Galeria do Rock

A Galeria do Rock é um grande centro comercial e acima de tudo um importantíssimo pólo cultural da cidade de São Paulo. É composta por 450 estabelecimentos comerciais segmentados por diversos estilos, tanto de perfil de público como de tipos de serviços. Não apenas voltada ao mercado e comércio, a Galeria do Rock tem hoje um papel de disseminador de tendências. Profundamente respeitada pelos jovens e por fiéis freqüentadores de várias gerações a Galeria tem como base a disseminação de 3 conceitos: Arte, Música e Atitude. Do heavy ao pop, do brega ao trendy, o que se encontra em seus corredores é uma atmosfera onde se respira vanguarda.A, bandeiras, pôsteres e itens de decoração. Há também estúdios de piercing e tatuagem e sedes de fã-clubes, como o Magical Mystery Tour (Beatles), Sepultura, e Raul Seixas. Nos últimos anos, o Hip Hop também conquistou seu espaço e diversas lojas no térreo e no subsolo são dedicadas à cultura de rua. Os outros são lojas de roupas, estabelecimentos de serigrafia, salões de cabeleireiros, oculistas, alfaiates, etc.

Cemitério da Consolação

Cemitério da Consolação, o mais antigo de São Paulo. Lá, o túmulo da marquesa de Santos é alvo de peregrinação por parte de mulheres que oferecem flores em troca de realização amorosa. Isso porque a sensual (devia ser) Marquesa tornou-se notória por seus romances tórridos (um deles com nada menos que Dom Pedro I) que resultaram em três casamentos e oito filhos. Já no túmulo de Monteiro Lobato, todo o dia 18 de Abril, uma caravana de sua cidade natal, Taubaté, interior de São Paulo, promove uma festa com comes e bebes, além de se vestirem como os personagens do sitio do pica -pau amarelo, em comemoração ao seu aniversário. Por estas e por outras é que desde 1986 o cemitério promove passeios monitorados aos túmulos de centenas de personalidades da história paulistana.

Entre as figuras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com