TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Barroca

Trabalho Escolar: Arte Barroca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  2.480 Palavras (10 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 10

A arte barroca

A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista.

É uma época de conflitos espirituais e religiosos.

O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.

Suas características gerais são:

Emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.

Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;

Entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;

Violentos contrastes de luz e sombra;

Pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

PINTURA

Características da pintura barroca:

Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.

Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.

Realista, abrangendo todas as camadas sociais.

Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.

Dentre os pintores barrocos italianos:

Caravaggio

Michelangelo Meresi nasceu na aldeia Caravaggio perto de Bérgamo em 1571. A sua vida foi tão emocionante como a sua arte. Foi preso, encarcerado diversas vezes, chegou a confessar ter assassinado um adversário de jogo por o achar batoteiro, passou a vida de calabouço em calabouço. Proscrito, procurado e perseguido, Caravaggio desapareceu numa praia a norte de Roma, consta, assassinado. Com 38 anos. Foi esquecido durante três séculos e apenas no século XIX lhe foi feita justiça. Citando o crítico americano Bernard Berenson “ Depois de Miguel Ângelo, nenhum pintor italiano teve tanta influência”.

Este rebelde revolucionário, em que a determinada altura cada uma das suas obras eram um escândalo, foi criador de toda uma nova linguagem da pintura. Uma linguagem teatral e dramática. Numa época em que a pintura tinha como objetivo a perfeita representação, fosse em que circunstância fosse, da natureza, Caravaggio representava a realidade de maneira objetiva, crua e de uma beleza misteriosa.

Recrutando pessoas do povo, da rua como taberneiros, mendigos, jogadores e prostitutas, Caravaggio transforma-os em Santos, Apóstolos, Padres da Igreja, escandalizando tudo e todos com a sua irreverência e ousadia provocando desde logo uma rotura com os ideais aristocráticos e ambientes idealizados do Renascimento. Foi, por conseguinte, pioneiro do período Barroco e o seu grande impulsionador.

Pinta obras-primas banhadas pelo Tenebrismo, claramente desenvolvido por Caravaggio, cujos intensos contrastes claro- escuro tornam a pintura mais realista e as figuras representadas quase escultóricas. Nos seus quadros, a iluminação não é executada de maneira uniforme mas sim por manchas : os pormenores são banhados por uma luz intensa e viva que se alternam com zonas de sombra escura conferindo à pintura uma expressão dramática e fantástica.

S.Jerónimo Escritor de 1606 S. Francisco em Êxtase de 1595

Madalena Arrependida de 1597 A Vocação de S. Mateus de 1600

O Amor Triunfante de 1602 Baco de 1597

Conversão de Madalena de 1598 Madalena em Êxtase de 1606

A Morte da Virgem de 1606

A Medusa de 1599

Em 1890, Wolfgang Kallab redescobriu Caravaggio enquanto elaborava um arquivo austríaco e imediatamente o seu esplendor e grandiosidade foram resgatados do injusto esquecimento a que estava relegado. Escandaloso, revolucionário, ousado, genial, visionário e provocador, Caravaggio influenciou um sem número de artistas posteriores e dos séculos seguintes. Desde Vermeer a Rembrandt passando por La Tour...todos beberam da escola Caravaggiana do claro-escuro característico. A imortalidade da sua obra e a luz hipnótica dos seus quadros continuarão a enfeitiçar os museus e galerias de todo o mundo.

Gian Lorenzo Bernini

Gian Lorenzo Bernini ou simplesmente Bernini nasceu em Nápoles, em Itália, a 7 de Dezembro de 1598. Foi um eminente artista do barroco italiano, trabalhando principalmente na cidade de Roma. Distinguiu-se como escultor e arquiteto, ainda que tivesse sido pintor, desenhista, cenógrafo e criador de espetáculos de pirotecnia. Esculpiu numerosas obras de arte presentes até os dias atuais em Roma e no Vaticano.

Começou a sua vida artística com o pai, Pietro Bernini, um escultor de talento de Florença que foi trabalhar para Roma. O trabalho do jovem foi notado pelo pintor Annibale Carracci, começando desde logo a trabalhar para o papa Paulo V, o que lhe facilitou a sua independência. Influenciado pela escultura Grega e Romana em mármore, que conheceu nas coleções do Vaticano, também conhecia bem a pintura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com