TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Expressionista

Casos: Arte Expressionista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 5

HISTÓRIA DA ARTE EXPRESSIONISTA

EXPRESSIONISMO

O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores patéticas, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais.

Principais características: pesquisa no domínio psicológico; cores resplandescentes, vibrantes, fundidas ou separadas; dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; pasta grossa, martelada, áspera; técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; preferência pelo patético, trágico e sombrio.

Observação: Alguns historiadores determinam para esses pintores o movimento “Pós Impressionista”. Os pintores não queriam destruir os efeitos impressionistas, mas queriam levá-los mais longe.

O Expressionismo foi uma corrente artística concentrada especialmente na Alemanha, entre os anos de 1905 e 1930. Esses artistas tentaram transmitir a sua arte utilizando uma forma psicológica onde pudessem expressar seus sentimentos íntimos, mais do que o mundo exterior o fazia. É uma pintura pessoal e intensamente apaixonada.

No Expressionismo o artista utiliza a tela como um meio de comunicação para manifestar suas emoções. As cores utilizadas são fortes, chegando a ser irreais. As pinceladas eram rápidas, demonstrando enorme vitalidade.

Um dos grandes inspiradores dos pintores expressionistas foi Van Gogh, com suas técnicas e cores extraordinárias. Dentre os expressionistas mais importantes citamos também Heckel e Schiele.

Erich Heckel (1883-1944)

Como exemplo do Expressionismo do alemão Heckel, temos o óleo sobre tela, “Moinho de vento, Dangast” (1909), que está no Museu Wilheim Lehmbruck, em Dulsburg, Alemanha.

Essa obra mostra as cores vivas utilizadas pelo artista, aplicadas com liberdade sobre a tela e rodeando o moinho de vento situado no alto de uma colina. O amarelo, o vermelho, o verde e o azul foram colocados vigorosamente e vibram na tela, dando um ar lírico ao trabalho.

Egon Schiele (1890-1918)

Do pintor austríaco Schiele, temos a sua aquarela e lápis preto sobre papel, denominada “Mulher sentada com joelho dobrado” (1917 ou 1918), Galeria Narodni, Praga.

A figura é cheia de energia e tem um ar nervoso, informal, e olha diretamente para o espectador com pose erótica. A mulher tem traços musculosos, mãos angustiadas e pescoço contorcido, tornando-a uma figura um tanto perturbadora.

As linhas de Schiele são inflexíveis ao expressar o sentimento humano. Dizem os especialistas que as obras do artista demonstram claramente sua ansiedade e insegurança. Schiele foi um dos mais importantes artistas do expressionismo ainda que ele próprio não tenha se identificado com o movimento.

“ Autorretrato” – Edvard Munch (1863-1944)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com